| 27/10/2009 07h12min
Depois da queda do Palmeiras e do emparelhamento de vários times na parte de cima da tabela, os comentaristas do centro do país desistiram de apontar um favorito ao título. O clicEsportes ouviu especialistas de todos os Estados que tem times envolvidos na disputa e apresenta um resumo do panorama nacional, e também consulto o matemático Tristão Garcia para saber as chances do Inter.
Por exemplo, o apresentador do SporTV Marcelo Barreto, por exemplo, que é do Rio de Janeiro, vê uma ligeira vantagem do Atlético-MG na briga pelo título. O jornalista de Minas Gerais Bob Faria lembra que o Galo, assim como o Palmeiras, depende só de si.
Confira:
Bob Faria, comentarista da Globo Minas
A semana foi muito boa para Atlético-MG e Cruzeiro. A derrota do Palmeiras foi uma injeção de ânimo. O Atlético está
pensando que só depende de si próprio, pois tem confrontos com
Inter e Palmeiras, que lhe dão essa possibilidade. O time não vive um momento tão bom desde a década de 1980. O Celso Roth está fazendo um bom trabalho, com serenidade. Sendo que o planejamento era para o ano que vem, com todas as contratações que foram feitas. Esta temporada está sendo um bônus. O time ganhou muita consistência, e o Celso Roth está com moral.
Para Minas, seria muito bom ter dois times na Libertadores. O Cruzeiro entrou no campeonato no segundo turno e cresceu muito. A torcida fala em disputar o título ainda, mas nas internas a convicção é de que uma vaga na Libertadores já seria bom demais. Tem uma birra de parte da torcida com o Adilson, mas é uma parte muito pequena. Ela ganha eco porque repercute em uma parte "estranha" da imprensa, que não assimilou o mau humor do Adilson.
A briga do Cruzeiro pela Libertadores é com o Flamengo e com um
time que caia dos quatro
primeiros. E a do Atlético-MG pelo título é com o Palmeiras mesmo. A vantagem do Cruzeiro é que Palmeiras, Atlético, Inter e São Paulo ainda se enfrentam, tirando pontos entre si.
Maurício Noriega, comentarista do SporTV em São Paulo
Não tem como apontar nenhum favorito. Os times se igualaram em qualidades e defeitos e têm se mantido equilibrados, com muito mais defeitos que virtudes. Em vários momentos algum time poderia ter definido o campeonato e não o fez. Teve o momento do Atlético-MG, o momento do Inter, o longo momento do Palmeiras... Está sendo legal de acompanhar, mas tecnicamente está muito fraco.
A história do campeonato mostra que estes times da frente tiveram seus momentos de queda, mas estes momentos não passaram de duas ou três derrotas. A tendência é que o Palmeiras ganhe
do Goiás e acabe com esta série. Mas é um time que demonstrou falta
de personalidade. Falhou de tudo que foi jeito, taticamente, tecnicamente... O maior problema do Palmeiras não vai ser nem a pressão dos que estão logo atrás, o maior problema do Palmeiras é ele mesmo.
Sempre tive a seguinte tese: campeão o time que perde pouco para os que não são adversários diretos. Os adversários diretos sempre tiram pontos um dos outros. Não pode é perder pontos para times da zona do rebaixamento, por exemplo.
O São Paulo é o único time que já provou que pode. Essa história de "se deixar chegar, é perigo" só vale mesmo para o São Paulo. Vem de três títulos seguidos, tem uma base mantida, os principais jogadores voltaram a jogar bem. É um time ganhador. Mas qualquer um pode ser campeão, até o Cruzeiro.
Marcelo Barreto, apresentador do SporTV no Rio de
Janeiro
Não acho mais nada. Larguei de mão. Recentemente dei uma entrevista,
se não me engano aí para o Sul, para o Pedro Ernesto, dizendo "agora fechou: é Palmeiras, São Paulo e Inter". Mas parece que nenhum deles quer. O Atlético-MG, principalmente, entrou na briga. O Flamengo entrou também, mas não pode dar mais nada errado para ele. Isso é difícil de acontecer. Da mesma forma o Palmeiras não vai perder para sempre, fez um ponto nos últimos 12. Vai ser um jogo de paciência a partir de agora. Está tudo muito embolado, muito perto do fim. Quem tiver mais frieza e menos desfalques... Ate por isso, por ter um elenco maior, o Atlético tem uma ligeira vantagem. O Inter também tem, mas às vezes nem todos os jogadores que entram correspondem. Vejo o Atlético um pouquinho na frente.
Se o Flamengo acredita no título? Costuma dizer que a torcida do Flamengo só tem dois estados de espírito: "vamos cair" ou "rumo a Tóquio". Neste momento é "Rumo a Tóquio",
evidentemente. Mas para
ser campeão, tem que dar tudo certo em sete rodadas. Com o São Paulo do ano passado, tudo deu certo por muito tempo, então não seria inédito. Possível é, mas é difícil. Para a Libertadores, é detalhe. Está todo mundo embolado. Vai até o Cruzeiro. E até o Palmeiras pode ficar de fora.
Tristão Garcia, matemático
Para ser campeão, o Inter tem que ganhar tudo. Tem 13% de chances, contra 39% do Palmeiras, 18% do Atlético-MG, 17% do São Paulo, 9% do Flamengo, 3% do Cruzeiro e 1% do Goiás.
Mas o jogo contra o São Paulo é uma oportunidade, porque é este tipo de jogo que faz diferença. Esta desvantagem o Inter tem em relação ao São Paulo justamente por este jogo ser no Morumbi. Se o Inter conseguir segurar o São Paulo lá, permanece na frente e fica com o mesmo número de jogos fora e em casa. O
empate é bom para Libertadores. Para título, fica dependendo do que
os outros fizerem. O Flamengo pode ultrapassar os dois. O outro jogo-chave vai ser com o Atlético-MG, também fora de casa.
Para chegar à Libertadores, as chances são coloradas são de 63%, contra 88% do Palmeiras, 71% do São Paulo, 70% do Atlético-MG, 55% do Palmeiras, 35% do Cruzeiro, 9% do Goiás, 4% do Grêmio, 4% do Vitória, e 1% do Avaí.