| 21/10/2009 18h30min
O meia-atacante Muriqui, do Avaí, é o jogador ofensivo líder em número de desarmes do Brasileirão. O atleta azurra já roubou a bola 30 vezes ao longo do campeonato, segundo informações do site Globoesporte.com. Apesar de ser apenas o 96º colocado geral no ranking dos ladrões de bola, é o jogador de ataque que mais efetuou desarmes no torneio.
— É claro que não vou marcar como um zagueiro ou volante, mas a gente precisa estar atento aos nossos marcadores para ajudar a equipe. Não tinha reparado nesse índice, mas o Silas cobra bastante esse auxílio à defesa — declarou Muriqui, creditando o treinador do Leão pelo bom desempenho.
Outros atletas que se destacam no quesito, divididos por setor, são o zagueiro Miranda, do São Paulo (67 desarmes), o volante Willians, do Flamengo (maior ladrão de bolas do Brasileiro, com 115 desarmes), e o lateral Márcio Azevedo, do Atlético-PR (71). Em comum com Muriqui, está o fato da maioria destes atletas
considerarem que podem chamar a
atenção de clubes europeus se continuarem roubando bolas:
— Estou fazendo o meu trabalho e esta característica é um motivo a mais para ser observado pelos clubes do Exterior. Tomara que isso ajude — afirmou Márcio Azevedo.
— Para o Exterior, eles cobram muito isso e, se eu aprimorar essa característica cada vez mais, procurando ajudar a defesa, acredito que aumentam minhas chances de conseguir uma transferência para fora do país — encerrou Muriqui.