| 22/09/2009 22h27min
Como o auxiliar do time principal e técnico do Grêmio B, Marcelo Rospide, destacou na última segunda, o técnico Paulo Autuori quer aproveitar mais jogadores da base. Nesta terça, em entrevista coletiva, o treinador explicou que as liberações de Jadílson, Joilson e Makelele já fazem parte do processo de reformulação do grupo para a próxima temporada. Para o ano que vem, o comandante tricolor pretende trabalhar com 26 jogadores.
– Estamos trabalhando com o futuro. Trabalhamos com a equipe B, em seguida vamos dizer quem são os que vão render. Estamos pensando na frente, todo esse trabalho está em prática. Tive uma conversa individual com cada um deles (Jadílson, Joilson e Makelele), e o clube, junto com esses jogadores, vai tentar resolver a situação – disse.
O último jogador a ganhar uma oportunidade de Autuori no time principal foi o lateral-esquerdo Bruno Collaço, de 19 anos, que chamou a atenção do treinador e já se credencia a uma disputa da posição com Lúcio, que voltou ao clube para ser titular. Frequentemente há uma cara nova treinando entre os profissionais. Nesta terça, o volante Matheus, que disputa a Copa Arthur Dallegrave como time B, treinou com a equipe de cima. É um trabalho de adaptação que o clube realiza.
Autuori quer formar um grupo forte e homogêneo no Grêmio. O treinador diz que a equipe ainda precisa crescer, mas está no rumo certo.
– Os treinos têm que ser o mais próximo do jogo. Temos que criar um grupo de disputa homogêneo para disputar competições, que todos sintam que essa disputa é importante e que não há lugar cativo. E temos que ser um grupo que saiba se ajustar. Já dei um exemplo aqui, o São Paulo, que já teve alguns técnicos e não mudou a característica do time – exemplificou.
– Temos muito a crescer tanto fora como dentro de campo. Confiamos em poder crescer, nosso trabalho tem a ver também com criar uma mentalidade fora de campo para saber o quão importante é um grupo forte e homogêneo, só acredito em vitória assim – acrescentou.
CLICESPORTES