| 28/07/2009 21h29min
Em casa, o Figueirense venceu o Brasiliense por 3 a 1 na noite desta terça-feira, dia 28, pela 14ª rodada da Série B do Brasileiro, e chegou à terceira vitória seguida na Série B.
Com o resultado, o Figueirense somou 26 pontos e garantiu sua permanência no G-4, na quarta colocação. O Brasiliense está com 19 pontos.
>>> Assista aos gols no site da RBS TV
O placar foi todo construído na primeira etapa. Rafael Coelho, no primeiro minuto, abriu a contagem para o Furacão e se isolou na artilharia da competição, com 11 gols. Clodoaldo marcou aos cinco minutos, e Vinícius Pacheco garantiu o terceiro gol alvinegro aos 39 minutos. Iranildo descontou para o Brasiliense em cobrança de pênalti aos 41 minutos.
Lesões na dupla de ataque
O jogo não foi só de
alegrias para o Furacão. Aos 29 minutos do primeiro tempo, o atacante Clodoaldo fraturou a tíbia da perna esquerda em um lance de ataque. Aos 32 minutos da etapa final, Rafael Coelho sofreu um entorse no tornozelo esquerdo e também deixou o campo.
Após o jogo, foi confirmada que a lesão de Rafael Coelho foi leve, e ele se reaprensenta nesta quarta-feira, dia 29, junto com o restante do elenco. A delegação alvinegra viaja no início da tarde para Recife e depois enfrenta três horas de ônibus até Campina Grande, na Paraíba.
Próximos jogos
O Furacão volta ao campo na próxima sexta-feira, dia 31, contra o Campinense, lanterna da competição, no estádio Ernani Sátiro, em Campina Grande, Paraíba. O Brasiliense recebe a Ponte Preta no sábado, dia 1º de agosto, às 21h, no estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga, Distrito Federal.
O jogo
O Figueirense fez um primeiro tempo movimentado na noite desta terça-feira, no
Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O Furacão partiu para cima do adversário, e logo no primeiro minuto de jogo o atacante Rafael Coelho abriu o placar.
A jogada que resultou no primeiro gol foi construída pela esquerda do ataque, com Vinícius Pacheco, que cruzou para dentro da área. Clodoaldo chutou, o zagueiro Cris não conseguiu cortar, e a bola sobrou para Rafael Coelho, que bateu na saída de Guto.
Aos cinco minutos, o Figueira chegou ao seu segundo gol com o ataque em velocidade, novamente pelo lado esquerdo. A bola sobrou para Clodoaldo, que teve a tranquilidade de esperar a saída do goleiro Guto e chutar de pé esquerdo por cima do arqueiro.
Mesmo com dois gols de vantagem, o Furacão não se acomodou, e a dupla de ataque alvinegra chegava com facilidade ao ataque. Aos 12 minutos, com a bola dominada na intermediária, Rafael Coelho experimentou de longe, e a bola passou muito perto do ângulo esquerdo do goleiro Guto.
O
Brasiliense só chegou com perigo no ataque aos
19 minutos, em cobrança de falta. Iranildo chutou direto e quase enganou Dalton. O goleiro, que ia saindo, precisou dar dois passos para trás e fazer a defesa.
Aos 29 minutos, Clodoaldo recebeu na entrada da grande área e chutou de pé esquerdo por cima da meta do arqueiro do Brasiliense. No lance, o atacante alvinegro sofreu uma lesão na perna esquerda e deixou o estádio para ser atendido em uma clínica. Os exames constataram que Clodoaldo sofreu uma fratura na tíbia da perna esquerda e irá passar por uma cirurgia.
Mesmo sem um dos seus principais homens de ataque, o Figueira manteve a pressão sobre a defesa do Jacaré, e, em uma troca rápida de passes, a bola sobrou para Vinícius Pacheco, que chutou forte para a defesa de Guto.
Três minutos depois, o goleiro do Brasiliense não conseguiu evitar o tento do meia alvinegro. Aproveitando a saída errada dos zagueiros, Vinícius Pacheco roubo a bola e chutou na saída do arqueiro para marcar seu
primeiro gol no Figueirense.
Logo
em seguida, aos 40 minutos, em um lance duvidoso dentro da área do Figueira, o árbitro Pablo dos Santos Alves marcou penalidade em favor do Brasiliense. Fábio Júnior invadiu a área e desabou na chegada de Lucas para a cobertura. Iranildo cobrou alto e no meio do gol, sem chances para defesa de Dalton, que caiu no canto direito: 3 a 1.
Segundo tempo
O Figueirense retornou ao campo com a vantagem confortável no placar e só precisou manter a calma para garantir a vitória. Mesmo assim, aos 21 minutos, o atacante Rafael Coelho perdeu uma clara chance de ampliar. Ele recebeu dentro da área, fez o giro sobre os zagueiros, mas chutou fraco, o que facilitou a defesa de Guto.
Dois minutos depois, o lateral Lucas também teve a chance de marcar. Ele avançou em velocidade pela esquerda e chutou cruzado, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 32 minutos, o Alvinegro teve seu segundo desfalque
no ataque, quando Rafael Coelho, na tentativa de cruzar a
bola na linha de fundo, recebeu um pisão no pé esquerdo e deixou o campo. Nos exames, foi constatado um entorse no tornozelo do atacante.
Marcelo, que entrou no lugar de Rafael Coelho, quase marcou em sua primeira jogada. Aos 38 minutos, ele recebeu na frente e arriscou, mas o chute saiu errado.
Vencendo a partida, o time comandado por Roberto Fernandes passou a prender a bola no meio e aguardou o fim de jogo.
FICHA TÉCNICA
Figueirense (3)
Dalton; Toninho, Régis, Edson; Lucas, Carlinhos, Paulinho (Diego Paulista), Fernandes, Vinícius Pacheco; Clodoaldo (Ricardinho) e Rafael Coelho (Marcelo).
Técnico: Roberto Fernandes
Brasiliense (1)
Guto; César Gaúcho, Ailson, Cris (Chimba); Didão, Pedro Ayub, Juninho, Iranildo, Kaká; Fábio Junior
(Júlio César) e Éder.
Técnico: Roberval Davino
Gols: Rafael Coelho (F), a um minuto,
Clodoaldo (F), aos cinco minutos e Vinícius Pacheco (F), aos 39 minutos do primeiro tempo. Iranildo (B), aos 42 minutos do primeiro tempo.
Cartão Vermelho: Aílson (B)
Cartões Amarelos: Régis, Lucas, Paulinho, Toninho e Edson (F). Didão, Aílson, Cris e Iranildo (B).
Público: 5.462
Renda: R$ 22.045,00
Arbitragem: Pablo dos Santos Alves, auxiliado por Jorge Luiz Roque e João L. Coelho de Albuquerque (Trio do RJ)
Local: Estádio Orlando Scarpelli
Matéria atualizada à 00h17min.