| 14/06/2009 17h58min
O Grêmio estreou o sistema tático 4-4-2 com empate em 0 a 0 contra o Fluminense, nesta tarde de domingo. A partida, válida pela 6ª rodada do Brasileirão, foi disputada no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
Com o empate, o Grêmio vai a 8 pontos, e permanece na zona intermediária da tabela do Campeonato Nacional. O Fluminense chega a 9 pontos.
Bem no 4-4-2, mal na pontaria
Logo na estreia do novo sistema tático, o Grêmio parecia outra equipe, em comparação com as mais recentes atuações fora de casa do time com três zagueiros e alas abertos. No 4-4-2, o Grêmio controlou o primeiro tempo, trocou passes no campo adversário, articulou-se e correu poucos riscos.
Mas em um intervalo de quatro minutos, apesar da imposição no gramado do Maracanã, a artilharia gremista fez água. Aos 4min, Tcheco lançou Maxi López e correu para a área. O argentino cruzou para trás, e Tcheco - totalmente livre - acertou o travessão.
Dois minutos depois, Alex Mineiro recebeu de Souza e conseguiu o mais difícil. Chutou tão fraco que a bola mal teve forças para sair. Aos 8min, novamente o camisa 9 foi encontrado na área, desta vez em passe de Fábio Santos, repetindo a dose: errou o alvo.
O Fluminense criou apenas duas boas oportunidades, ambas pelo alto, em cabeçadas de Fred e Thiago Neves. Mas o Grêmio foi para o vestiário com a partida sob controle, e lamentando a péssima pontaria.
Poucas oportunidades
A partida seguiu em alta velocidade no 2º tempo, com poucas faltas, e muita bola rolando, com as equipes alternando ataques e contra-ataques. Os dois treinadores buscaram alternativas ofensivas no banco: Leandro Amaral entrou no Fluminense, Herrera e Douglas Costa no Grêmio.
Mas ninguém conseguiu criar boas chances. Grohe e Berna trabalharam apenas em intervenções, fazendo poucas defesas. O goleiro do Grêmio ainda teve trabalho em chute prensado de Thiago Neves. No final, Herrera ainda encontrou Souza livre, mas o camisa 8 chutou por cima.
Foi só. Neste ritmo, apesar de intenso, o jogo terminou sem gols: 0 a 0 no Maracanã.
Vermelho para Douglas Costa
Após clamor popular, Autuori colocou Douglas Costa. Não surtiu efeito. O jovem entrou no lugar de Alex Mineiro, permanecendo em campo por exatos vinte minutos.
Entrou aos 17min. Errou alguns passes. Tentou apenas uma conclusão, de longe, sobre a defesa. Cometeu falta aos 34min, e levou amarelo. Três minutos depois, nova falta, por trás. E assim, aos 37min, Douglas Costa foi expulso.
Libertadores e Brasileirão
Na próxima quarta-feira, o Grêmio dá uma pausa no Brasileirão e volta-se à Copa Libertadores. Às 21h50min, o Tricolor recebe o Caracas no Estádio Olímpico, pelas quartas-de-final da competição.
Depois de um empate em 1 a 1 na Venezuela, um 0 a 0 basta para garantir a classificação, devido ao saldo qualificado. Quem se classificar enfrenta nas semifinais o vencedor do duelo entre São Paulo e Cruzeiro.
Pelo Brasileirão, o Grêmio terá pela frente o Goiás na 7ª rodada. A partida está marcada para o próximo sábado, dia 20 de junho, também no Estádio Olímpico.
FLUMINENSE | GRÊMIO |
---|---|
Ricardo Berna; Diogo (Maicon), Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Marquinho (Leandro Amaral), Conca e Carlos Eduardo (Diguinho); Thiago Neves e Fred. | Marcelo Grohe; Thiego, Léo, Rafael Marques e Fábio Santos; Túlio, Adílson, Tcheco e Souza; Alex Mineiro (Douglas Costa) e Maxi López (Herrera). |
Técnico: Carlos Alberto Parreira. | Técnico: Paulo Autuori. |
Fluminense 0x0 Grêmio - Brasileirão - 6ª rodada Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro. Arbitragem: Jose Henrique de Carvalho, auxiliado por Ednilson Corona e Emerson Augusto de Carvalho (trio paulista). Cartões amarelos: Diguinho (F); Maxi López, Tcheco, Túlio, Douglas Costa e Herrera (G). Cartão vermelho: Douglas Costa (G). |