| 12/06/2009 12h27min
O técnico do Grêmio, Paulo Autuori, concedeu uma entrevista exclusiva para o blog Clube da Bolinha nesta sexta-feira, no Estádio Olímpico. Durante o espaço, o treinador explicou a preferência pelo 4-4-2, explicando que considera o esquema 3-5-2 antiquado.
– Acho que o 4-4-2 sempre foi típico do futebol brasileiro. Respeito as características de cada país. Criou-se o 3-5-2 até por certo comodismo. Considero esse esquema ultrapassado, que não permite tantas variações – conta Autuori.
O treinador disse ainda que não faria a mudança de esquema no Grêmio se achasse que isso poderia prejudicar a equipe.
– Se eu sentisse que iria prejudicar, jamais faria a mudança. Com o tempo que tivemos de uma semana, conseguimos treinar pra jogar sem perder objetividade e segurança defensiva – opina.
Em relação aos treinos, Autuori explicou que procura trabalhar com situações parecidas de jogo. E sempre com intensidade.
– Trabalho a interação entre físico, tático e mental. Futebol é dinâmico. Um jogador nunca vai estar sozinho. Procuro trazer o mais possível da realidade do jogo para as sessões de treinamento. Não dá pra querer jogar de forma intensa se o treino não for intenso – explica.
O Grêmio enfrenta o Fluminense às 16h de domingo, pela 6ª rodada do Brasileirão. A partida será no Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
Autuori deverá escalar a equipe com: Marcelo Grohe; Thiego, Léo, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson, Túlio, Tcheco e Souza; Alex Mineiro e Maxi López.
CLICESPORTES