| 30/04/2009 09h05min
Autoridades sanitárias federais já confirmam casos de gripe suína em 14 países ao redor do mundo na manhã desta quinta-feira. Desde a noite de quarta, casos foram confirmados no Peru, na Suíça e na Holanda.
A epidemia, iniciada no México , matou pelo menos oito pessoas e contaminou 114, segundo balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), e dá sinais de estar se espalhando pelo mundo.
O caso confirmado no Peru é o primeiro na América do Sul. O ministro peruano da Saúde, Oscar Ugarte, disse que a vítima é uma mulher argentina que mora na Califórnia e, como quase todas as vítimas, esteve recentemente no México.
Na Holanda, a vítima anunciada nesta quinta é uma criança de três anos. Na Suíça, é um jovem que esteve no México e está internado no hospital distrital de Baden, a 25 km de Zurique.
Outros nove países têm casos da gripe, segundo relatos das autoridades locais: Nova Zelândia (16), Canadá (13), Espanha (10), Alemanha (3),
Israel (2), Escócia (2), Inglaterra (2), Costa
Rica (1) e Áustria (1).
As informações são do site G1.
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
México - Segundo o o Banco Nacional do México (Banamex), a infecção pode comprometer até 1% do PIB do país, afetando turismo, transporte aéreo e indústria de alimentos
Foto: