| 28/04/2009 16h20min
As autoridades de saúde da Costa Rica confirmaram hoje que uma mulher de 21 anos se transformou no primeiro caso de gripe suína no país e fizeram uma chamada à população para intensificar as medidas de higiene. Com o anúncio, sobe para oito o número de países com casos confirmados da doença: Estados Unidos, Canadá, Espanha, Escócia, Nova Zelândia, Israel e Costa Rica, além do México, onde foram detectados os primeiros casos.
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
A ministra da Saúde costarriquenha, María Luisa Ávila, explicou hoje à
imprensa local que a mulher chegou à Costa Rica há três dias procedente do México, país onde se
encontra o principal foco da doença. Os exames feitos na paciente, de nacionalidade costarriquenha, no Instituto de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde (Inciensa) deram resultados positivos, mas não indicou em que centro médico ela está internada. As autoridades costarriquenhas enviaram uma segunda amostra ao Centro de Controle de Doenças de Atlanta (EUA), para confirmar definitivamente o diagnóstico.
Saiba os locais onde a doença foi confirmada e onde há suspeita:
AMÉRICA DO NORTE
MÉXICO = A Prefeitura da Cidade do México informou nesta segunda-feira que, nas últimas horas, foram registradas mais sete mortes que podem ter sido causadas pelo vírus da gripe suína, o que, se for confirmado, elevaria o número de vítimas na capital para 22 e para 152 em todo o país. O país tem ao todo 1,6 mil casos suspeitos.
CANADÁ = Canadá confirmou
oito ocorrências de gripe suína.
EUA = A Casa Branca pediu
na terça-feira (28/04) ao Congresso US$ 1,5 bilhão para combater o surto de gripe suína no país, onde já há pelo menos 64 casos confirmados, informou o porta-voz Robert Gibbs.O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez o pedido numa carta enviada aos legisladores.
EUROPA
ALEMANHA = Três pessoas, dois homens e uma mulher, foram internadas em um hospital de Bielefeld, no norte da Alemanha, com suspeita de terem contraído a gripe suína.
DINAMARCA = O hospital de Hvidovre, nos arredores de Copenhague, confirmou também hoje a internação de quatro pessoas, e outras duas serão hospitalizadas ao longo do dia. Um dos pacientes é uma mulher que retornou há poucos dias à Dinamarca após realizar uma viagem ao México, epicentro do foco de gripe suína.
ESPANHA = Nesta terça-feira, teve o segundo caso confirmado e cerca de 20 são suspeitos. Foi o
primeiro país a confirmar caso fora da América do Norte.
FRANÇA
= As autoridades sanitárias francesas investigando 20 casos "suspeitos" de gripe suína. Desde sábado, 107 pessoas chegaram à França vindas do México com sintomas da gripe suína. Porém, apenas 30 foram retidas com suspeitas de contaminação. Desses possíveis casos, 10 já foram descartados.
GRÃ-BRETANHA (ESCÓCIA) = Duas pessoas internadas em um hospital da Escócia após voltar de uma viagem ao México estão com gripe suína. O casal de escoceses chegou na terça-feira passada do México, onde foi declarado um grave foco de gripe suína, e se internou com sintomas de gripe.
ISRAEL = O país confirmou dois casos, ambos de homens que acabaram de regressar do México. Um já havia se recuperado e o outro não corria perigo, disseram as autoridades de saúde.
SUÉCIA = O Instituto de Doenças Contagiosas da Suécia confirmou que cinco pessoas, das quais pelo menos dois
estiveram recentemente no México, foram internadas em centros hospitalares do
país.
AMÉRICA CENTRAL
COSTA RICA = As autoridades de saúde da Costa Rica confirmaram hoje que uma mulher de 21 anos é primeiro caso de gripe suína no país e fizeram uma chamada à população para intensificar as medidas de higiene.
AMÉRICA DO SUL
> BRASIL = Há 13 casos suspeitos da doença no Brasil. Três em Minas Gerais, onde um casal que voltou de lua de mel em Cancún foi internado e isolado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal (UFMG), em Belo Horizonte, três no Rio de Janeiro, dois no Amazonas e Rio Grande do Norte. São Paulo, Pará e Salvador - incluído nesta terça -, registram um caso suspeito cada.
PERU = Um possível caso de uma pessoa infectada pela gripe suína no Peru foi detectado em um voo que chegou a Lima procedente do México, disse hoje o
ministro da Saúde peruano, Oscar Ugarte, que afirmou que os resultados dos exames no paciente estarão prontos nas próximas
48 horas.
CHILE = Autoridades chilenas investigam 18 casos suspeitos de gripe suína no país. Desde a sexta-feira foram descartados cinco casos suspeitos no país, onde até o momento não se confirmou a presença da doença.
ARGENTINA = Autoridades sanitárias da Argentina disseram nesta terça que estudam 10 casos suspeitos de gripe suína em diferentes pontos do país. Trata-se de um casal da província de Mendoza (oeste), um médico de Río Negro (sul), três habitantes de Córdoba (centro), um turista que chegou do Panamá e três funcionários do maior aeroporto argentino que aparentemente estiveram em contato com o viajante.
URUGUAI = Um uruguaio que visitou o México recentemente é o primeiro caso suspeito de gripe suína no Uruguai, e estão sendo realizados estudos para confirmar ou descartar a possibilidade. A identidade do paciente é mantida em sigilo, mas foi informado
que chegou no domingo passado a Montevidéu e, após apresentar alguns dos
sintomas da gripe suína, foi isolada em casa.
ÁSIA
ISRAEL = O Ministério da Saúde de Israel confirmou hoje o primeiro caso de contágio de gripe suína no país, após exames realizados em um dos dois suspeitos. O jovem de 26 anos tinha retornado do México na semana passada.
OCEANIA
NOVA ZELÂNDIA = A Nova Zelândia confirmou nesta terça-feira pelo menos casos da doença. Os infectados fariam de parte de um grupo de estudantes e professores que visitaram recentemente o México.
Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença