| 15/03/2003 20h07min
Sessenta e dois anos depois, Caxias e Figueirense voltam a disputar a final do Campeonato Catarinense neste domingo, dia 16, às 18h, no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho, em Joinville. Os tradicionais clubes alvinegros decidiram o título duas vezes. Tanto em 1937, como em 1941, o time de Florianópolis foi vitorioso.
Além do retrospecto histórico e da tradição na conquista de títulos – são 11 no currículo –, o Figueirense também tem a vantagem de disputar a última partida em casa, e de jogar por três empates - dois no tempo normal e um em uma hipotética prorrogação do próximo jogo – para ser bicampeão.
O Caxias chega credenciado pela ascensão meteórica, após ficar afastado do futebol por um quarto de século. Em dois anos, foi campeão da Segunda Divisão e chegou à final da elite. Até hoje, levantou o troféu três vezes, em 1929, 1954 e 1955. Para faturar o quarto, precisa vencer pelo menos um jogo, ou neste domingo ou no próximo.
Após uma bela temporada no ano passado, o primeiro no retorno à Série A do Brasileiro, o Figueirense está em franca recuperação neste ano, após um início irregular. Já o Caxias, que se classificou para as semifinais através do Grupo B, que reunia as equipes menores, está embalado desde o ano passado: sua última derrota foi ainda pela Segundona 2002.
As informações são do Diário Catarinense.