| 10/10/2008 17h05min
Campeão mundial de futsal com a Espanha em 2000 e 2004, o ex-técnico Javier Lozano não considera o Brasil o favorito isolado ao título da Copa do Mundo deste ano. Ele apontou outros times que também podem vencer a competição que está sendo realizada no Rio de Janeiro e em Brasília.
– Ainda é cedo para fazer uma previsão. Acho que várias equipes têm chances de ganhar o título. Entre elas estão Espanha, Brasil, Itália e Argentina – disse Lozano.
Mas o ex-treinador não deixou de elogiar a seleção brasileira. O espanhol, que faz parte do Grupo de Estudos Técnicos da Fifa, que analisa o estilo de jogo dos participantes, elogiou a preparação do time do técnico PC Oliveira para o Mundial.
– O Brasil está muito concentrado. Eles se prepararam bem para esta Copa do Mundo. A grande diferença entre agora e os Mundiais de 2000 e 2004 é que, desta vez, eles são uma unidade e a equipe não tem nenhum problema internamente – avaliou.
A segunda fase da Copa do Mundo começa neste sábado. A partir daí, o ex-técnico espera que a Espanha apresente um rendimento melhor em quadra.
– A Espanha não foi a equipe mais forte ofensivamente. A primeira fase de grupos é rotina. Esta seleção precisa da pressão de jogar contra oponentes mais fortes para revelar seu real potencial – avaliou.
Já pelo grupo do Brasil na segunda fase da competição, Lozano acredita que o Brasil e a Itália são as favoritas. Mas ele avisa: o representante do leste europeu pode causar surpresas.
– A Ucrânia pode dificultar a vida de qualquer uma das duas. O Irã parece estar cansado, mas, se eles estiverem aptos mentalmente, podem conquistar alguma coisa – opinou o espanhol.
O Brasil se classificou com 100% de aproveitamento à segunda fase da Copa do Mundo, após golear em todas as partidas: 12 a 1 sobre o Japão, 21 a 0 nas Ilhas Salomão, 7 a 0 contra a Rússia e 9 a 0 diante de Cuba.
GAZETA PRESS