| 09/10/2008 11h58min
Atual bicampeã, a Espanha derrotou o Uruguai por 3 a 0, nesta quinta, no Maracanãzinho, em partida válida pelo Grupo D da Copa do Mundo de Futsal. Javi Rodriguez e o brasileiro naturalizado espanhol Fernandão (2) fizeram os gols do time europeu. Até agora, o grupo espanhol, que vai fazer seus jogos no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, tem garantido Paraguai e Rússia. O outro integrante será conhecido ainda nesta tarde, com a decisão das posições do Grupo C.
O jogo começou complicado para os espanhóis. Errando muitos passes e sofrendo com a marcação do Uruguai, a seleção européia não conseguia criar situações de gol. A Celeste, por sua vez, marcava forte e buscava o gol em contra-ataques. Com o tempo, a Espanha passou a dominar o setor de ataque, mas pecava no passe final e nas finalizações. As informações são do GloboEsporte.com.
Senão por algumas defesas tranqüilas para o goleiro uruguaio Diego, a Espanha pouco ameaçava. Precisando da vitória para garantir
o primeiro lugar do grupo, os
bicampeões tentavam atacar mais. O gol, porém, só foi sair com pouco mais de um minuto para o final do primeiro tempo, com J. Rodriguez.
A Espanha começou o segundo tempo mais ligada na partida. Tanto que, logo aos 20 segundos, o brasileiro naturalizado espanhol Fernandão ampliou para os europeus. Aos três minutos, ele voltou a marcar, fazendo 3 a 0 no placar. Com a vantagem no placar, porém, a Espanha recuou e passou a ameaçar o gol de Cristian. Daniel e Juan chegaram perto de diminuir o placar para os uruguaios.
Sabendo que só um desastre a tiraria da próxima fase, a Espanha praticamente desistiu de atacar a partir dos 10 minutos do segundo tempo. Sem muita habilidade técnica, o Uruguai tentava, mas pouco ameaçava o gol espanhol. Limitando-se a dar passes para o lado, a seleção espanhola apenas deixou o tempo passar para comemorar a classificação e o primeiro lugar do grupo.