| 27/05/2008 18h25min
Faltando 13 dias para sua estréia na Eurocopa de 2008, a França deu mostras nesta terça-feira de que pode emplacar na competição continental. Em amistoso contra o Equador realizado na cidade francesa de Grenóble, a equipe do técnico Raymond Domenech poupou jogadores e, mesmo com algum sufoco, conseguiu uma vitória por 2 a 0.
Depois de um primeiro tempo com poucas chances de gol dos lados, os donos da casa finalmente foram às redes com Bafetibi Gomis aos 13 minutos da etapa final. O atacante recebeu na entrada da área pela direita, girou em cima da defesa equatoriana e bateu cruzado, no ângulo do goleiro Marcelo Elizaga.
O experiente goleiro do Emelec ainda evitou o segundo gol francês aos 32 minutos. Em jogada individual, Hatem Ben Arfa puxou da direita para o centro e bateu da entrada da área. No entanto, Elizaga rebateu para baixo o chute do jovem meia do Lyon, e a bola quicou no chão antes de passar por cima do travessão.
No entanto, o próprio Gomis tratou de marcar o segundo gol no final da partida. Destaque do Saint-Éttiene no último Campeonato Francês, o atacante recebeu cruzamento de Anelka aos 40 minutos e, com categoria, bateu de voleio para dar números finais ao confronto – que não contou com nomes como Ribéry, Benzema e Gallas.
Antes de estrear na Euro, os franceses ainda fazem amistosos contra Paraguai e Colômbia nos dias 31 de maio e 3 de junho. A estréia francesa pelo Grupo C da Euro acontece em 9 de junho, em partida contra a Romênia na cidade de Zurique. Holanda e Itália completam a chave e se enfrentam no mesmo dia, em Berna.
Também classificada para o torneio europeu de seleções, a República Tcheca venceu seu amistoso desta terça contra a Lituânia por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo veterano atacante Jan Koller, ex-Borussia Dortmund, que balançou as redes no primeiro e no segundo tempos.
Confira os resultados dos demais amistosos desta terça-feira: Áustria 1x1 Nigéria, Albânia 0x1 Polônia, Estônia 1x1, Geórgia, Luxemburgo 1x1 Cabo Verde e Montenegro 3x0 Cazaquistão.
Bafetibi Gomis é abraçado depois de marcar o primeiro gol da França, que jogou de vermelho contra o Equador
Foto:
Michel Euler, AP