| 27/05/2008 12h14min
O suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou nesta terça-feira em Sydney, na Austrália, a suspensão temporária da proibição de partidas serem disputadas em cidades que ficam acima dos 2.750 metros de altitude. Para substituir esta proibição, o dirigente propôs um pacote de normas para a prática do futebol em condições extremas, que inclui o alto calor, umidade e frio e os altos níveis de poluição. As informações são do GloboEsporte.com.
No ano passado, a Fifa vetou as partidas acima dos 2.750 metros de altitude, porque as equipes visitantes não teriam tempo suficiente para se adaptar a uma atmosfera escassa de oxigênio. A proibição afetou cidades como La Paz, situada a 3.600 metros de altura, e Quito, a 2.830.
Blatter acrescentou que a Comissão Médica recomendou esta mudança na norma. Esta decisão afeta as Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. A Comissão de Medicina da Fifa recomendou após um simpósio que será permitido jogar na altitude após um período de adaptação dos jogadores.
– Vamos permitir os jogos na altitude de La Paz de maneira provisória, mas vamos reabrir o debate para continuar analisando a situação. Devemos levar em conta os fatores que podem afetar os jogadores, como o calor, o frio, a umidade e a poluição ambiental. A Comissão de Medicina anexará à discussão o tema da altitude sob a denominação "futebol sob condições extremas". Agora teremos mais tempo para analisar o problema da altitude e as Eliminatórias Sul-Americanas poderão continuar – acrescentou o presidente da Fifa.