| 08/05/2008 13h44min
Mesmo diante de um adversário complicado e dono do saque mais potente do circuito profissional, o suíço Roger Federer carimbou a sua classificação para as quartas-de-final do Masters Series de Roma. O número 1 do mundo eliminou nesta quinta-feira o croata Ivo Karlovic por 2 sets a 0 e ficou a três vitórias de conseguir um feito não muito comum em sua carreira: um título no saibro. As parciais da partida foram 7/6 (4) e 6/3.
A partida começou bastante equilibrada entre os dois tenistas, que confirmaram todos seus games iniciais de saque – Karlovic chegou a perder dois break points no segundo game, enquanto Federer não tirou proveito das seis que teve na parcial. Com 6/6 no placar, a decisão foi para o tie-break, faturado pelo suíço por 7-4.
Motivado, Roger teve muito mais tranqüilidade no segundo set. Com direito a duas quebras de saque, ele sacramentou mais uma vitória sobre Karlovic, mantendo o 100% de aproveitamento contra o croata em seis jogos já disputados.
Federer tentará a vaga nas semifinais de Roma contra um tenista considerado azarão: o experiente tcheco Radek Stepanek, 27º colocado do Ranking de Entradas da ATP e carrasco do espanhol David Ferrer, quinto do mundo, na segunda rodada. Nesta quinta, o ex-top 10 fez de vítima o qualifier peruano Luís Horna com uma vitória por 2 sets a 1, com 6/4, 1/6 e 6/3.
O suíço e o tcheco se encontraram cinco vezes no circuito profissional, e o retrospecto é amplamente favorável a Federer – que venceu as quatro últimas partidas diante do rival. O único triunfo de Stepanek sobre o atual melhor do mundo veio no primeiro confronto entre os dois, no Torneio de Gstaad, há seis anos.
GAZETA PRESS