| 01/03/2008 22h39min
Em um dia de maestria do capitão alvinegro Cleiton Xavier, o Figueirense goleou o Joinville por 4 a 0, pela segunda rodada do returno do Catarinense. Com o resultado, o Figueirense assumiu o posto de melhor ataque da competição, com 32 gols marcados.
Dois dos quatro gols da partida foram anotados pelo capitão Cleiton Xavier, os outros dois tiveram participação direta do maestro, que fez o passe para Wellington Amorim marcar o segundo e Rodrigo Fabri anotar o terceiro.
A tabela
A classificação do Figueira no returno, após a goleada, ainda depende dos outros cinco jogos da segunda rodada, programados para este domingo. Por enquanto, o Figueira — que perdeu na estréia para o Juventus — aparece na segunda colocação, com três pontos, atrás do Criciúma — vencedor por 5 a 1 do jogo contra o Marcílio, pela primeira rodada. Já o Joinville, com a derrota deste sábado, caiu para a quinta colocação.
Primeira etapa ficou no 1 a 0
O jogo começou equilibrado. As duas equipes chegavam no ataque. O Figueirense, com jogadas mais preparadas e muita pressão. Já o Joinville, atacava na velocidade.
As oportunidades alvinegras surgiram nas bolas paradas. Logo aos 3 minutos Fabri cobrou falta na intermediária, chutou direto para o gol e chegou perto de abrir o placar, mas o goleiro Vinícius subiu bem e espalmou.
Já o JEC, aos 11 minutos, teve uma ótima oportunidade com bola alta. O estreante Marcelo Moscatelli recebeu um cruzamento pela direita, cabeceou cara-a-cara com Wilson, que estava bem posicionado e agarrou a bola com segurança.
A partir daí o domínio esteve com o time da casa. Cleiton Xavier, aos 12 minutos, recebeu um cruzamento de Diogo e pegou mal na bola, perdendo uma das grandes chances do início da partida.
O capitão do Figueirense começou a aparecer na partida e participar da maioria das jogadas ofensivas. Aos 26 minutos, ele conseguiu converter e abrir o placar, quando recebeu o passe de Diogo, ajeitou e bateu. A bola desviou na zaga, enganou o goleiro e balançou a rede.
Com um gol anotado, o Figueira ainda manteve a pressão no ataque. O Joinville não se intimidou, continuou marcando bem e chegando ao campo ofensivo, porém, com muita dificuldade nas finalizações.
Renaldo perdeu dois gols, em jogadas muito parecidas, chutando cruzado. Em ambas as situações — a última aos 44 minutos — a bola saiu muito próxima do travessão pelo lado direito de Wilson.
Segundo tempo só deu alvinegro
A segunda etapa da partida já começou mostrando quem mandava no campo. O autor do primeiro gol, Cleiton Xavier, conduzia a bola com maestria. Se o capitão não marcava, era ele quem fazia o passe certeiro para a goleada alvinegra.
O show começou aos 5 minutos. Cleiton cobrou falta na intermediária, deixou a bola na cabeça de Wellington Amorim, que deu uma testada e balançou a rede, sem dificuldade, anotando o segundo do alvinegro.
Mal deu tempo de comemorar o segundo e, três minutos depois, a bola já balançava a rede para o terceiro gol. Cleiton Xavier mais uma vez foi o autor do passe para Rodrigo Fabri que chegou sozinho na área. O camisa 10 do Figueira ajeitou a bola para bater de canhota, escolheu o canto e chutou no lado direito, sem chances de defesa a Vinícius, anotando o terceiro do Figueira, primeiro dele no Catarinense.
Para completar a goleada, o maestro anotou o quarto, aos 25 minutos. Ele recebeu o passe de Wellington Amorim. A bola alta, desviou na zaga do JEC, na intermediária, caiu no peito de Cleiton, que matou, ajeitou e bateu da entrada da área, direto para o gol, marcando o oitavo dele no Catarinense.