| 25/09/2007 19h36min
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e a nadadora Rebeca Gusmão foram notificados na última quinta-feira pela Corte Arbitral do Esporte para explicarem-se sobre o possível caso de doping da atleta. Matthieu Reeb, secretário da Corte, afirmou que já havia sido notificado do caso pela Federação Internacional de Natação (Fina) e designaria juízes para a questão
Agora, confederação e atleta têm 20 dias para apresentar defesa e enviar a documentação necessária para Lausanne, na Suíça, local da Corte. A questão do possível doping de Rebeca, que tem sido tratado com sigilo pela CBDA, aponta para um exame realizado pela nadadora em maio do ano passado que acusou nível acima do normal de testosterona na atleta. Uma contraprova feita em agosto deu o mesmo resultado.
Para articular sua defesa, a CBDA alegará que as amostras feitas em Montreal no Mundial de natação estavam contaminadas por bactérias e que Rebeca é uma das nadadoras mais testadas do país. Só nos Jogos Pan-americanos do Rio, aonde ela venceu a prova dos 50m e 100m livre, foram cinco exames antidoping realizados na nadadora.
GAZETA PRESS