| 05/09/2007 10h24min
Depois de vencer a prova dos 50m livres do Troféu José Finkel de natação, que está sendo disputado em Palhoça (SC), a nadadora Rebeca Gusmão deu um susto ao deixar a piscina. Enquanto caminhava para os vestiários, a atleta sofreu um mal súbito, foi ao solo e precisou receber atendimento médico ainda no local.
Rebeca caiu repentinamente. Em cenas fortes, ela apresentou espasmos enquanto era amparada pelos médicos da competição catarinense e precisou de um aparelho de oxigênio para respirar com mais facilidade. Consciente, a atleta conseguiu deixar o local andando.
De acordo com a médica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Renata Castro, Rebeca sentiu um problema alimentar, o que ocasionou um abalo muscular devido ao excesso de acidez no estômago. A competidora foi levada ao hospital para realizar exames, mas passa bem.
Dentro da piscina e antes do mal súbito, Rebeca manteve o favoritismo e venceu a prova, cravando o tempo de 25s60, com ligeira vantagem sobre Flávia Delaroli, que terminou 0,06s depois. A confirmação do resultado demorou para ser confirmado, já que um problema no placar eletrônico não indicou o tempo da raia quatro, de Delaroli.
Essa não é a primeira vez que Rebeca Gusmão passa mal após a disputa de uma prova. Nos Jogos Pan-Americanos, em julho, ela também apresentou problema parecido ao sair a piscina após a prova do revezamento 4x100m e teve de ser carregada até os vestiários.
Rebeca, aliás, se destacou justamente no Rio 2007 ao se tornar a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha de ouro na história da competição, na prova dos 50m livre. Ela também levou o ouro nos 100m livre.
GAZETA PRESS