| hmin
O governador eleito Luiz Henrique da Silveira (PMDB) anunciou no domingo, dia 3, durante o programa E agora governador?, na RBS TV, que vai convidar os 293 prefeitos catarinenses para uma reunião no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, nos dias 18 e 19 de novembro para tratar da viabilização do Plano 15. O objetivo é conquistar respaldo ao projeto de descentralização administrativa.
Ele reforçou a confiança que deposita no futuro governo federal para resolver problemas prioritários do Estado como a manutenção do Besc como banco público, a duplicação das BRs 101 e 470.
Durante a entrevista de 40 minutos, concedida aos jornalistas Paulo Alceu, Renato Igor e Billy Culleton, Luiz Henrique confirmou que o ex-secretário adjunto de Fazenda e funcionário de carreira do Estado Paulo Eli será um dos integrantes da coordenação do governo de transição, que terá perfil preferencialmente técnico. Também aproveitou para homenagear o presidente do PMDB no Estado, Casildo Maldaner.
– Ele é a agulha e a linha que costura a unidade do MDB. No meu governo, ele se escala, fará o que quiser –, apontou.
O programa também incluiu questões formuladas por representantes de uma dezena de setores da sociedade. Ao responder a pergunta do representante do setor agropecuário, José Zeferino Pedroso, Luiz Henrique prometeu que o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado será mais importante que o próprio secretário de Agricultura. Cada região terá um sub-governador, que terá todas as condições técnicas e a sensibilidade política para conduzir o desenvolvimento.
Luiz Henrique disse que assim que tiver dados suficientes para uma conversa de maior profundidade (que serão obtidos pela equipe de transição a partir de terça-feira, dia 5) vai solicitar um audiência ao atual governador Esperidião Amin (PPB). Nesta semana, confirmou, se houver condições, deve encontrar-se com Lula.
ADRIANA BALDISSARELLI / DIÁRIO CATARINENSE