| hmin
A equipe de transição em Santa Catarina será conhecida nesta segunda-feira, dia 4. O governador eleito, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), anuncia às 17h os nomes da coordenação da equipe.
Os responsáveis devem ser os mesmos que estiveram ao lado de Luiz Henrique durante a campanha eleitoral. Em forma de conselho, devem comandar politicamente o processo Geovah Amarante, ex-deputado e ex-secretário da prefeitura de Joinville, e Jacó Anderle, secretário-geral do PSDB.
A área técnica deve ficar nas mãos de Paulo Eli, funcionário de carreira do Estado e ex-secretário-adjunto da Fazenda. O líder da bancada do PMDB na Assembléia, deputado João Henrique Blasi, é cotado para fazer o meio de campo com o Legislativo.
O grupo de transição vai fazer o primeiro contato formal com o atual governo, provavelmente na terça-feira, quando espera definir o local onde será instalada a equipe. Ainda não está previsto encontro entre Luiz Henrique e o atual governador, Esperidião Amin (PPB). O PMDB também não definiu se a tarefa de transição será remunerada.
A principal missão dos técnicos será produzir o pacote de projetos de leis para descentralizar os processos de decisão e a estrutura administrativa do Estado. Luiz Henrique pretende entregá-lo à Assembléia logo no dia 1º de janeiro de 2003, quando tomará posse, depois de já tê-lo submetido aos 293 prefeitos de Santa Catarina.
Mais informações sobre a transição de governo no especial Eleições 2002.