| 22/02/2007 14h25min
O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohammed ElBaradei, afirmou nesta quinta-feira que o Irã não suspendeu suas atividades de enriquecimento de urânio, e que precisa de mais esclarecimentos sobre o programa nuclear de Teerã. ElBaradei também declarou que o Irã continuou com a construção do complexo subterrâneo de Natanz, onde foram instaladas centrífugas, e seguiu com seus projetos relacionadas à operação de um reator de água pesada.
– O Irã não suspendeu suas atividades ligadas ao enriquecimento – afirmou ElBaradei no relatório que entregou hoje ao Conselho de Governadores da AIEA.
No entanto, o diretor da AIEA disse que a agência não tem indícios de que o Irã esteja realizando atividades de reprocessamento nos locais e instalações declaradas. ElBaradei ressaltou que o Irã, em cumprimento do acordo de salvaguardas do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), forneceu à agência nuclear toda a informação e acesso às instalações e materiais nucleares que declarou.
ElBaradei acrescentou que a AIEA ainda está pedindo esclarecimentos ao governo iraniano sobre suas experiências com plutônio, e ainda não recebeu permissão para fazer testes ambientais nas instalações nas quais há materiais e equipamento do programa nuclear de Teerã.
O Conselho de Segurança da ONU deu em 23 de dezembro um mandato à AIEA para elaborar em 60 dias um relatório que estabelecesse se Teerã cumpriu ou não a resolução 1.737, que exigia a paralisação das atividades de enriquecimento de urânio e plutônio, e de reprocessamento por parte do regime dos aiatolás.
AGÊNCIA EFE