| 23/08/2006 13h10min
O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que vai ouvir a Mesa em até 24 horas para decidir se deve encaminhar ao Conselho de Ética uma representação para abertura imediata dos processos de cassação contra os senadores Magno Malta (PL-ES), Ney Suassuna (PMDB-PB) e Serys Slhessarenko (PT-MT), como quer o Conselho. Renan disse que vai entrar em contato por telefone com os demais membros da Mesa e pedir que respondam, por escrito, em 24 horas, se entendem que deve devolver as investigações ao Conselho para abertura dos processos.
Ontem, Renan encaminhou apenas uma denúncia para a Mesa do Senado contra os três senadores. Na prática, esta manobra atrasa a abertura dos processos de cassação até depois das eleições. Se tivesse encaminhado uma representação contra os três, o processo já poderia ser aberto.
Pouco antes da nova medida de Calheiros, os relatores dos processos no Conselho de Ética do Senado disseram que devolveriam a denúncia encaminhada pelo presidente do Senado para que a Mesa da Casa encaminhe, então, uma representação contra os três senadores. Dessa forma, os processos contra Suassuna, Malta e Slhessarenko seriam abertos imediatamente.
AGÊNCIA GLOBO