Educação Básica | 19/03/2013 21h55min
A distribuição dos 11,9 mil tablets para professores de ensino médio da rede estadual de Santa Catarina começou a ser feita pela Secretaria de Estado da Educação em conjunto com o Ministério da Educação. Essa era uma das propostas do Pacto, apresentado pelo governo há um mês.
A entrega está sendo feita aos poucos. Serão 7,9 mil para os docentes efetivos e o restante para os contratados em caráter temporário. A gerente de Tecnologias Educacionais da Secretaria, Suzana Camargo, explica que o tablet é para uso pedagógico. Com ele, o professor pode pesquisar e preparar aulas, para deixá-las mais dinâmicas.
Os professores do Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, foram os primeiros a receber os equipamentos. Jaison Gasperi, que dá aulas de matemática para turmas de primeiro e terceiro ano do ensino médio, foi um deles. Ele acredita que o tablet será útil apenas se o professor tiver tempo para usá-lo e preparar as aulas, o que não ocorre com a maioria de seus colegas.
O professor, que já usa tecnologia em suas aulas, pretende buscar vídeos com aulas interessantes de matemática no aparelho. Ele ainda poderá fazer isso na escola, já que normalmente faz em casa, porque na sala de professores há apenas três computadores.
O Pacto também prevê a distribuição de lousas digitais e tablets de 10 polegadas, que ficarão em sala de aulas. Isso será feito após a entrega dos tablets para os docentes.
Ainda haverá capacitação para uso dos aparelhos digitais. O curso para 400 formadores — que irão repassar aos professores — começou em fevereiro. Ele será feito em 10 polos, sendo que três já receberam: Braço do Norte, Florianópolis e Dionísio Cerqueira. Em Joinville será nesta quarta-feira.
Já as reformas das escolas, também apresentadas pelo Pacto, ainda estão aguardando liberação de recursos. Na Grande Florianópolis, estão previstas obras em seis colégios. Destes, dois tiveram o dinheiro repassado pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES): Maria Clementina de Souza Lopes, em Palhoça e Anísio Vicente de Freitas, em Santo Amaro. As outras ainda precisam reunir documentos exigidos pelo banco.
DIÁRIO CATARINENSE
Professor de matemática Jaison Gasperi acredita que o tablet só será útil se o professor tiver tempo necessário para preparar as aulas
Foto:
Charles Guerra
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.