clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Ensino Médio  | 16/10/2012 20h48min

Mudanças para o ensino médio serão apresentadas em Santa Catarina, nesta quinta-feira, ao Ministro da Educação

Elas foram levantadas pelos secretários de Estado da Educação, que estarão em Florianópolis

Júlia Antunes Lorenço  |  julia.antunes@diario.com.br

Disciplinas integradas, mais tempo na escola e preparação para o mercado de trabalho são algumas das mudanças propostas para o ensino médio brasileiro, que serão apresentadas, nesta quinta-feira, ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, no encontro do Conselho Nacional de Secretários de Educação, em Florianópolis.

O evento, que reúne os 27 secretários, começa nesta quarta-feira e vai até sexta-feira e tem o ensino médio como tema principal.

A revelação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011, em agosto deste ano, veio confirmar uma realidade conhecida: o ensino médio brasileiro está em crise. O índice alcançado foi de 3,7 — ele vai até 10 — ficando estagnado comparado ao Ideb 2009, que foi de 3,6.

O desempenho apresentado e os aspectos negativos, como as taxas altas de abandono e reprovação, levaram os secretários a fazerem um diagnóstico dos problemas e um plano nacional de mudança.

A proposta será finalizada nesta quarta-feira. O secretário da Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps, acredita que em 2014 começam as alterações. A ideia é que a maioria dos estados siga as diretrizes, que não serão impostas.

Escolas também têm autonomia para escolher as que mais se encaixam à realidade em que vivem. 

— A partir do que vai ser apresentado, haverá uma tramitação. Em 2013, ele (o plano nacional de mudança) deve passar por aprovação e, em 2014, vem o início dessa transformação do ensino médio. Muitas destas propostas já começaram a ser feitas, como o próprio ensino médio integral — disse Deschamps.

A ideia é que, junto com o Ministério da Educação, os secretários estaduais consigam concluir e apresentar à sociedade as diretrizes de mudanças para área. 

Além de participar do evento, na quinta-feira, Mercadante deve visitar uma escola estadual da região da Grande Florianópolis. Na sexta-feira, representantes da Fundação Vitor Civita apresentam uma pesquisa sobre os anos finais (de 6º a 9º ano) do ensino fundamental.

DIÁRIO CATARINENSE
Valter Campanato / ABR

Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, estará em Florianópolis nesta quinta-feira
Foto:  Valter Campanato  /  ABR


Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

21/08/2012 23h45min
Projeto de reformulação do ensino médio será apresentado em Santa Catarina
15/08/2012 21h05min
Ideb 2011 mostra escolas de SC que precisam melhorar o ensino
14/08/2012 19h39min
Escola de Antônio Carlos alcança um dos índices mais altos do Estado
14/08/2012 19h17min
Rede estadual de Santa Catarina contribuiu para a melhora do Ideb 2011
14/08/2012 17h55min
Santa Catarina avança na qualidade da educação básica

grupoRBS

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Prêmio RBS de Educação

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2012 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.