clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 06/04/2005 18h07min

Dom Cláudio Hummes evita falar sobre sucessão papal

Cardeal brasileiro destacou suas ações no ABC paulista nos anos 70

Ao chegar no aeroporto de Roma, nesta quarta, dia 6, o cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes – cotado como um dos possíveis substitutos de João Paulo II – evitou falar no assunto.

O religioso preferiu destacar sua ação pastoral nos anos 70, quando apoiou trabalhadores do ABC paulista, liderados por Lula, quando eram perseguidos pelo regime militar. De forma indireta, comparou sua atuação à de João Paulo II, em relação ao sindicato Solidariedade, de Lech Walesa, na Polônia.

Mais tarde, o arcebispo afirmou que o presidente brasileiro é católico, numa resposta direta às declarações de Dom Eusébio Scheid, arcebispo do Rio de Janeiro, que no dia anterior disse que Lula era “caótico”, e não católico.

– Ele é um homem que se considera católico, se declara católico, tem comungado mais vezes comigo, tenho mais vezes dado a comunhão a ele. Eu considero ele como católico – confirmou Hummes.

Nesta quarta, Dom Eusébio Scheid divulgou nota oficial, dizendo que em momento nenhum ofendeu a moral do presidente. No fim da nota, no entanto, disse que Lula, “nas matérias da fé, parece confuso, ambíguo e não suficientemente católico”.

Lula chega nesta quinta para o velório e enterro do Papa. Na comitiva brasileira, estão também Fernando Henrique Cardoso, senador José Sarney (PMDB-AP), os presidentes da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti (PP-PE), do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, além da primeira-dama, dona Marisa.

Com informações da Rádio Gaúcha.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.