| 07/07/2008 16h21min
A Procuradoria Geral da Colômbia convocou nesta segunda-feira a julgamento um ex-prefeito do município de Planadas, no sul do país, e mais três pessoas pelo suposto desvio de dinheiro destinado ao setor de saúde para as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), informaram fontes judiciais. A medida afeta John Jairo Hueje, que supostamente foi quem realizou esses desvios da receita para as Farc, entre 2005 e 2006.
Segundo a Procuradoria, o ex-prefeito e a ex-coordenadora de Saúde de Planadas, Derly Consuelo Cubillos Charry, devem responder em julgamento por quatro delitos, pois seriam "supostos co-autores em comum acordo em financiar grupos armados ilegais, peculato por apropriação, interesse indevido na realização de contratos e contrato sem cumprimento de requisitos legais".
Também estão envolvidos Uriel Vega Rodríguez, ex-assessor externo de segurança social, e Eduardo Enrique Galofre Manotas, ex-diretor-geral da Caixa de Compensação Familiar.
Segundo a investigação, "o
então prefeito Hueje e as Farc teriam, supostamente, chegado a um acordo para que a Administradora de Regime Subsidiado (ARS) de Saúde Cajacopi operasse em Planadas, para facilitar o desvio de recursos do regime subsidiado de saúde para a guerrilha".
Saiba mais sobre o resgate de Ingrid e os outros reféns clicando no gráfico abaixo:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.