» visite o site do RuralBR

 | 08/05/2009 14h50min

Chuvas retornam ao Mato Grosso neste final de semana

Áreas de instabilidade atingem o Estado após um mês de estiagem

Região Sul
Neste sábado, a área de baixa pressão transforma-se em uma frente fria e um ciclone extratropical. Este novo sistema causa chuvas com baixo acumulado na costa de Santa Catarina e em boa parte do Paraná. Nas demais áreas da região Sul, o tempo permanece seco. No domingo, a frente fria e o ciclone extratropical se afastam, mas áreas de instabilidade provocam chuvas isoladas e com baixo acumulado no noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e Paraná. Na segunda-feira, boa parte da Região deverá registrar tempo seco e ensolarado. Apenas no extremo sul do Rio Grande do Sul, há previsão de chuvas isoladas e com baixo acumulado por conta da chegada de uma nova frente fria.

Região Sudeste
Neste sábado, a formação de uma frente fria causa pancadas isoladas de chuva e trovoadas sobre São Paulo e sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Em algumas localidades, como a Capital paulista, há previsão de temporais localizados. No domingo, a frente fria e áreas de instabilidade causam chuvas com baixo acumulado em boa parte de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e centro e sul de Minas Gerais. No norte do Rio de Janeiro, há previsão de chuvas fortes e localizadas. Na segunda-feira, as chuvas concentram-se apenas sobre o leste de Minas Gerais e Espírito Santo.

Região Centro-Oeste
A partir deste sábado, as chuvas diminuem novamente sobre o sul de Mato Grosso do Sul. Também há previsão de chuvas com baixo acumulado no norte de Goiás e de Mato Grosso. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. No domingo, as áreas de instabilidade se espalham pelo Mato Grosso e favorecem o retorno das chuvas para quase todo o Estado, depois de quase um mês de estiagem. Entre 11 e 15 de maio, o padrão de distribuição de chuvas finalmente muda e grandes acumulados são esperados para o centro e oeste de Mato Grosso e boa parte de Mato Grosso do Sul.

Região Nordeste
As ondas de leste continuam provocando chuvas fortes e generalizadas na costa leste do Nordeste, desde a Bahia (Grande Salvador) até o litoral do Rio Grande do Norte. Nas demais áreas, também há previsão de chuvas, porém com baixo acumulado. A temperatura permanece elevada. No domingo, boa parte da Bahia deve registrar tempo seco. Na segunda-feira, chuvas fortes atingem apenas a costa entre a Paraíba e Pernambuco.

Região Norte
Áreas de instabilidade propagam-se pela região Norte, onde causam chuvas generalizadas. Apenas no norte do Pará e de Roraima, o risco de chuvas é menor. Esperam-se temporais localizados no sudeste do Pará, litoral do Amapá e norte do Amazonas. Nas demais áreas, a previsão indica menores acumulados. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada. No domingo, as chuvas atingem boa parte da região. Na maior parte das localidades, o acumulado será baixo. Apenas no sudoeste do Pará, norte de Rondônia (Porto Velho) e sul do Amazonas, há previsão de temporais localizados.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS