| 06/05/2009 16h49min
O tempo irá favorecer o plantio do trigo no centro-sul do Brasil. De acordo com os modelos de previsão climática, as chuvas deverão voltar de forma gradual a partir da próxima semana no Paraná e no Rio Grande do Sul, o que irá viabilizar o retorno da umidade do solo.
Além de favorecer o plantio, tais chuvas também serão benéficas às lavouras, que se encontram em fase de desenvolvimento vegetativo, já que vários produtores que haviam iniciado o plantio em meados de abril tiveram que cessar os trabalhos por causa da seca que atingia todos os estados do Sul e também a região sul de Mato Grosso do Sul.
No entanto, os triticultores que estarão plantando mais tarde poderão correr sérios riscos com suas lavouras, visto que o ciclo da cultura será influenciado pela ação de uma fraca La Niña. Com isso, as fases mais críticas da planta como emborrachamento e florescimento, que ocorreram em meados de junho e início de julho, estarão mais suscetíveis à ocorrência de geadas, já que aumentará a possibilidade de ondas de frios extremas. Segundo os meteorologistas, as primeiras ondas de frio devem ocorrer na segunda metade do mês de junho.
AGÊNCIA SAFRAS