» visite o site do RuralBR

 | 07/05/2009 15h38min

Sul e oeste de MS podem ter queda de granizo e ventos fortes nesta sexta

Esperam-se chuvas fortes, porém localizadas na região

Região Sul
Finalmente volta a chover de forma intensa em parte do Paraná e de Santa Catarina, depois de dois meses com estiagem. A formação de uma área de baixa pressão atmosférica causa chuvas fortes, acompanhadas de rajadas de vento e até mesmo queda de granizo em todo o centro e sul do Paraná e em boa parte de Santa Catarina. Na maior parte do Rio Grande do Sul, o tempo permanece seco e com variação da quantidade de nuvens. O frio da madrugada diminui consideravelmente em toda a região. A mínima varia entre 3°C e 6°C no sul do Rio Grande do Sul. Já a temperatura máxima despenca entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro do Paraná.

Região Sudeste
O tempo muda e os temporais retornam ao sul do Estado de São Paulo, com acumulado de 40 mm em 24 horas e até mesmo queda de granizo. Além disso, esperam-se chuvas fracas entre o norte do Espírito Santo e nordeste de Minas Gerais. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. O frio da madrugada diminui e a temperatura máxima permanece estável em todo o Sudeste.

Região Centro-Oeste
Na sexta-feira, a formação de uma área de baixa pressão causa pancadas de chuva e trovoadas no sul e oeste de Mato Grosso do Sul. Esperam-se chuvas fortes, porém localizadas. Há risco de rajadas de vento e queda de granizo. Já no leste e norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul de Mato Grosso, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. Por fim, no norte de Mato Grosso e de Goiás, há previsão de chuvas isoladas e com baixo acumulado.

Região Nordeste
Na sexta-feira, áreas de instabilidade chamadas de Onda de Leste voltam a provocar chuvas fortes com potencial para grandes transtornos desde o litoral da Bahia até a costa de Pernambuco. Nas demais áreas, esperam-se chuvas com menor acumulado. A temperatura permanece elevada em toda a região.

Região Norte
Mais um dia com chuvas generalizadas sobre a região Norte. Nesta sexta-feira, há previsão de acumulados elevados na costa do Amapá, Amazonas e Roraima. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada

Confira como fica a previsão do tempo para os próximos dias

Região Sul
Neste sábado, área de baixa pressão transforma-se em uma frente fria, causando chuvas no nordeste do Rio Grande do Sul, centro e leste de Santa Catarina e boa parte do Paraná. De uma forma geral, esperam-se chuvas fracas e ventos fortes. No domingo, a frente fria e o ciclone extratropical se afastam, mas áreas de instabilidade causam chuvas isoladas e com baixo acumulado entre o oeste de Santa Catarina e o Paraná. Na segunda-feira, boa parte da Região deverá registrar tempo seco e ensolarado. Diferentemente das últimas frentes frias, este sistema avançará, abastecido pela umidade proveniente da Amazônia, o que resultará nas primeiras chuvas fortes e generalizadas da região sul desde fevereiro

Região Sudeste
A formação de uma frente fria causa pancadas isoladas de chuva e trovoadas sobre São Paulo e sul do Rio de Janeiro. Neste sábado, em algumas localidades como São Paulo, há previsão de temporais localizados. Já em Minas Gerais e Espírito Santo, o tempo permanece seco e ensolarado. No domingo, esperam-se chuvas generalizadas sobre a região, mas o acumulado será baixo de uma forma geral. Na segunda-feira, as chuvas concentram-se apenas sobre o leste de Minas Gerais e Espírito Santo.

Região Centro-Oeste
A partir deste sábado, as chuvas diminuem novamente sobre o sul de Mato Grosso do Sul. As chuvas prosseguem, mas o acumulado será mais baixo. Também há previsão de chuvas com baixo acumulado no norte de Goiás e de Mato Grosso. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, ensolarado e quente. No domingo, chuvas isoladas e com baixo acumulado atingem toda a Região Centro-Oeste.

Região Nordeste
As ondas de leste continuam provocando chuvas fortes e generalizadas na costa leste do Nordeste, desde a Bahia (Grande Salvador) até o litoral de Pernambuco. Nas demais áreas, também há previsão de chuvas, porém com baixo acumulado. A temperatura permanece elevada. No domingo, ainda há previsão de temporais entre a costa de Alagoas e Rio Grande do Norte. Entretanto, uma boa notícia é que boa parte do interior da Bahia e do oeste de Pernambuco passarão a registrar tempo seco e ensolarado, depois de meses com muita umidade. Na segunda-feira, chuvas fortes atingem apenas a costa entre a Paraíba e Pernambuco.

Região Norte
Áreas de instabilidade propagam-se pela Região Norte, onde causam chuvas generalizadas. Apenas no norte do Pará e de Roraima, o risco de chuvas é menor. Esperam-se temporais localizados no sudeste do Pará, litoral do Amapá e norte do Amazonas. Nas demais áreas, a previsão indica menores acumulados. Mesmo com as chuvas, a temperatura permanece elevada.

CENTRAL DE METEOROLOGIA

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS