| 12/11/2008 22h43min
Os municípios de Itapoá, no Litoral Norte, e Benedito Novo, no Médio Vale do Itajaí, decretaram situação de emergência nesta quarta-feira por causa dos prejuízos causados pela chuva que cai desde terça. As duas cidades se juntam à lista de outras 30 na mesma situação.
De acordo com a Departamento Estadual de Defesa Civil, aproximadamente 700 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em Santa Catarina, e sete estão desaparecidas.
Em Itapoá, choveu 199,8 milímetros em 12 horas, quantidade superior à média do mês. A notificação de danos encaminhada pela prefeitura à Defesa Civil aponta que 30 pessoas ficaram desalojadas e 15 desabrigadas. Cinco ainda estão desaparecidas no mar e em rios da região.
Outros dois homens estão desaparecidos em Painel, na Serra. Eles foram arrastados por enxurrada enquanto tentavam atravessar o Arroio do Cipó na tarde de terça-feira.
Benedito Novo registrou alagamentos e um deslizamento de
terra que interditou a rodovia SC-477 no km 156, próximo à
cidade de Doutor Pedrinho.
Municípios em alerta
Presidente Castelo Branco, no Oeste, pode decretar situação de emergência a qualquer momento, devido à enxurrada e ao vendaval que danificou prédio públicos, casas e estabelecimentos comerciais. Uma família ficou desalojada.
A prefeitura de Camboriú informou que também decretará situação de emergência. Na cidade do Litoral Norte, uma casa foi destruída e outra foi danificada por deslizamentos de terra.
Rio dos Cedros e Timbó, no Médio Vale do Itajaí, estão em alerta por causa do nível do rio dos Cedros, que ultrapassou o leito e pode inundar as cidades.
Medidas preventivas, como a organização de abrigos e o fechamento do comércio e escolas foram adotadas pelas prefeituras, por meio das coordenadorias municipais de Defesa Civil.
Mais de 500 prejudicados em Joinville
O
maior número de desabrigados e desalojados no Estado foi registrado em Joinville, onde 400 pessoas
precisaram ficar em casas de parentes e amigos (desalojadas) e 160 em um abrigo público (desabrigadas).
Nas vizinhas Guaramirim e Jaraguá do Sul, deslizamentos destruíram residências e deixaram outras em risco.
Na Capital, foram registrados 33 milímetros de chuva até as 16h. A região mais prejudicada é a do Maciço do Morro da Cruz, onde aconteceram vários deslizamentos. Uma pedra se deslocou em um morro da região e moradores foram retirados de suas casas.
Uma equipe da Defesa Civil está vistoriando os municípios mais afetados do Norte e do Vale do Itajaí. Os principais problemas, segundo o órgão, estão relacionados a alagamentos e deslizamentos de terra, devido à umidade do solo. Os números divulgados pela Defesa Civil podem mudar, pois os municípios ainda contabilizam os prejuízos.