» visite o site do RuralBR

 | 12/11/2008 11h20min

Cinco municípios registram estragos com a chuva

Defesa Civil do Estado está em alerta devido a riscos de deslizamentos e alagamentos

As fortes chuvas que atingem o Estado nos últimos dias já provocaram estragos em cinco municípios de Santa Catarina, segundo registros da Defesa Civil Estadual. Os municípios ainda contabilizam os danos.

Uma equipe da Defesa Civil foi enviada na manhã desta quarta-feira para Itapoá, no Litoral Norte. Entre 0 e 10h desta quarta-feira já choveu 185mm na cidade, o equivalente ao volume de chuva esperado para o mês inteiro.

Também no Norte do Estado, em Guaramirim, há registro de chuva forte, deslizamentos e alagamentos. Na terça-feira, um menino de dois anos foi soterrado por um deslizamento de terra no bairro Nova Esperança e foi internado em estado grave na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul.

Também há registro de chuva forte em Águas Frias, no Oeste do Estado. Na Capital e em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, desde a segunda-feira ocorrem deslizamentos e alagamentos.

Em Florianópolis, a prefeitura precisou remover e abrigar um casal que mora em uma casa em área de risco no bairro Saco Grande. Também foram registrados deslizamentos no Mont Serrat, Morro da Penitenciária e Morro do Horácio. Outras três famílias foram orientadas a sair de suas casas e ir para a residência de parentes.

Defesa Civil em alerta

A Defesa Civil continua em alerta devido aos riscos de deslizamentos e alagamentos. A previsão do tempo para os próximos dois dias é de mais chuvas e risco de temporais isolados. O tempo só deve melhorar no sábado.

Para minimizar os riscos, o órgão recomenda, no caso de alagamentos, que a população evite o contato com as águas que podem estar contaminadas. Também é aconselhável não dirigir em lugares alagados.

Moradores de áreas vulneráveis a deslizamentos precisam ficar atentos no caso de aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas e inclinações de troncos de árvores ou postes.

No caso de emergência, a comunidade deve acionar a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil pelo telefone 199.

DIARIO.COM.BR

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS