| 10/11/2008 13h12min
O Departamento Estadual de Defesa Civil registrou nesta segunda-feira deslizamentos de terra na Grande Florianópolis devido à forte chuva desta madrugada. Da 1h a 3h, choveu 30 milímetros, o equivalente a 24% do previsto para novembro.
No Maciço do Morro da Cruz, na área central de Florianópolis, foram verificados três deslizamentos — dois no Morro da Penitenciária e um no Morro do Horácio.
Por volta das 2h30min, a casa do aposentado Luiz Cesar Ribeiro de Sousa, 54 anos, deslizou por oito metros no Morro da Penitenciária, colocando em risco outras residências.
Durante a manhã, os pertences do aposentado, como eletrodomésticos, foram retirados da casa. Na área próxima à residência de Sousa, há muito lixo e entulho.
Ainda no Morro da Penitenciária, uma residência pode desabar sobre outras casas da região. Os quatro moradores foram retirados. A Defesa Civil informou que a residência está em
situação de risco iminente de desabamento.
De
acordo com o presidente da Associação de Moradores do Morro da Penitenciária, Clair Correia de Jesus, dez casas da comunidade estão em situação de risco.
A chuva também provocou estragos em uma residência no bairro Agronômica, mas não há registros de desalojados. Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, foram verificados pontos de alagamentos, além de deslizamentos de terra. A Defesa Civil não soube informar os locais das ocorrências.
Alagamentos
No Centro de Florianópolis, nas proximidades da Avenida Beira-Mar Norte, a chuva alagou as garagens de alguns condomínios.
No Maciço do Morro da Cruz, na Capital, o aposentado Luiz Cesar Ribeiro de Sousa, de 54 anos, teve que deixar a casa
Foto:
Hermínio Nunes