| 12/11/2008 12h25min
O deslizamento de um barranco na rua Lauro Carneiro de Loyola, no bairro Iririú, zona Leste de Joinville, destruiu a garagem de uma casa na manhã desta quarta-feira e ameaça a residência.
Um carro, uma motoneta e Suzi, a cachorra de estimação da família, ficaram soterrados. O animal sofreu fratura no quarto traseiro e não consegue andar.
A casa, de madeira e deslocada com a força do barro, foi interditada pela Defesa Civil e Bombeiros. Um casal e três filhos moram de aluguel no local.
O inquilino Sérgio Luís Grabowski, 39 anos, que tem uma pintura de carros, irá provisoriamente para a casa da sogra Gisselda Machado, 47, no Comasa do Boa Vista. Móveis e eletrodomésticos de valor já foram levados.
— Já pensamos em alugar outra casa. Aqui não vai dar para ficar. O maior problema é a oficina. Sem ela, não consigo trabalhar. E sem trabalho, não temos dinheiro para poder alugar outro imóvel e tocar a vida — lamenta.
A motoneta era recém-comprada e, pela manhã,
continuava soterrada debaixo da garagem, bastante danificada. O carro conseguiu ser recuperado e levado para outra casa.
A queda do barranco aconteceu depois que uma obra de terraplanagem foi feita na parte de cima, no morro que há no local, há cerca de um mês. Os familiares ouviram o barulho do deslizamento por volta das 5h desta quarta-feira.
— A cachorra começou a latir alto. Saimos da casa rápido, debaixo de chuva, e começamos a pegar roupas, preocupados. Chamamos os bombeiros. Eles vieram rapidamente e que conseguiram resgatar a cachorra — diz Sílvio, 20, um dos filhos de Sérgio.
Os telefones de contato da família, para auxílios, são 8818-2499 (com Sérgio) ou 3434-1513 (com Gisselda).
Os telefones de emergência, em casos de alagamento ou deslizamentos, são o 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros).