| 10/11/2008 20h58min
O Brasil de Pelotas empatou em 1 a 1 com o Guarani-SP, nesta noite de segunda-feira, no Estádio Bento Freitas. A partida fechou a 11ª rodada do octogonal decisivo da Série C do Brasileirão.
Com o empate, ambos sobem para 14 pontos. As duas equipes ficam a um ponto do G-4 da fase final, atrás de Duque de Caxias-RJ e Águia de Marabá-PA, que têm 15.
Apoiado pela torcida, o Brasil-Pe começou pressionando, principalmente pelo lado direito de ataque, contando com o apoio do lateral Diego Bottin e os avanços do atacante Claudio Milar. Mas ainda no primeiro tempo o Guarani-SP equilibrou a partida, e assumiu o controle do meio-campo.
As melhores chances da etapa inicial foram criadas pelo time paulista. Três vezes o goleiro Vanderlei salvou o Xavante, com defesas espetaculares. As respostas do Brasil saíram apenas de escanteios e cobranças de faltas.
No segundo tempo, o jogo pegou fogo. Logo a dois minutos, Vainer cobrou escanteio, a defesa do Guarani-SP falhou e Claudio Milar chutou de cima da linha para fazer 1 a 0.
A torcida do Brasil-Pe ainda fazia uma grande festa nas arquibancadas, quando o Guarani-SP empatou. Aos 16 minutos, o herói do primeiro tempo falhou: o goleiro Vanderlei rebateu um chute de longe para dentro da área; no rebote, o artilheiro Fernando Gaúcho fez o gol dos paulistas.
Daí em diante, a partida se tornou ainda mais tensa. Ambos tentavam conciliar ao mesmo tempo a busca pela vitória, e a cautela para evitar uma derrota frustrante. Até o final, as defesas tiveram mais sucesso e o empate em 1 a 1 se manteve.
Na 12ª rodada, o Brasil-Pe volta a jogar às 20h30min de quinta-feira, contra o líder Atlético-GO. A partida, marcada para o Estádio Serra Dourada, vale muito para os anfitriões: o rubro-negro goiano pode conquistar o título da competição depois de se garantir com antecedência na Série B 2009.
No mesmo horário, o Guarani-SP vai receber o Duque de Caxias-RJ no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.