| 09/11/2008 15h37min
Luciano Dias, hoje técnico do Guarani-SP, enfrentou o Brasil de Pelotas seis vezes como jogador. Na década de 1990, Luciano foi zagueiro do Grêmio. Agora, no comando do Guarani-SP, ele encontra novamente o Xavante como adversário, desta vez no octogonal decisivo da Série C do Brasileirão.
O levantamento histórico foi elaborado pelos torcedores Marcelo Barboza, do site Colecionador Xavante, e Izan Müller da Silva. Dos seis jogos contra o Brasil-Pe defendendo o Grêmio, dois foram no Estádio Bento Freitas, em Pelotas.
Luciano conhece bem o Caldeirão da Baixada. Por isso, na última semana, ele alertou que o Guarani-SP enfrentaria uma verdadeira "guerra psicológica" às 19h desta segunda-feira em Pelotas, quando as duas equipes completam a 11ª rodada da fase final da Série C.
No retrospecto de Luciano como zagueiro do Grêmio, ele acumula três vitórias e três empates. Ele encarou o Xavante no Caldeirão da Baixada no empate em 0 a 0, de 92, e na vitória tricolor por 3 a 1, em 94.
Houve ainda mais um confronto com mando de campo do Brasil-Pe, mas realizado no Estádio Aldo Dapuzzo - em Rio Grande - porque o Bento Freitas estava interditado. Foi em 1997, com empate em 1 a 1.
No Olímpico, duas vitórias do Grêmio e um empate: 5 a 1, em 92; 3 a 1, em 95; e 2 a 2, em 97.
Nesta Série C, o Guarani-SP de Luciano Dias já enfrentou o Brasil-Pe três vezes. Aconteceram dois empates (0 a 0 em Campinas e 1 a 1 em Pelotas) e uma vitória da equipe paulista (1 a 0, novamente em Campinas).
Na segunda-feira, com apoio da torcida xavante e transmissão ao vivo da Sportv, o Brasil-Pe pretende igualar o retrospecto de 2008 com a primeira vitória sobre o Guarani-SP.
As duas equipes estão empatadas na tabela da Série C, com 13 pontos. Quem vencer, pode encaminhar classificação à Série B 2009.