| 06/11/2008 18h33min
Em julgamento realizado nesta tarde de quinta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) aliviou a pena imposta em primeira instância ao Duque de Caxias-RJ. A perda de um ponto no octogonal decisivo da Série C foi mantida, mas os auditores anularam a exclusão das competições nacionais em 2009, permitindo que o clube dispute a Série B 2009 caso se classifique.
O Duque de Caxias-RJ foi denunciado pela prática de cai-cai na partida contra o Rio Branco-AC, pelo octogonal decisivo da Série C do Brasileirão. Do primeiro julgamento, foram mantidas também a multa de R$ 10 mil e a suspensão de um ano do técnico Marcelo Buarque.
Além da exclusão das competições nacionais, também foram anuladas as suspensões dos atletas Rafael e Edivaldo, que no primeiro julgamento foram punidos com suspensão de 120 dias.
A decisão é ruim para o Brasil de Pelotas, que também disputa a fase final da Série C. Ao clube gaúcho interessava que fosse mantida a exclusão do Duque de Caxias-RJ das competições nacionais em 2009, o que eliminaria um concorrente às quatro vagas na Série B 2009.
O Duque de Caxias-RJ tem 14 pontos, um a mais do que o Brasil-Pe, faltando quatro rodadas para o encerramento da competição.
Entenda o caso
No dia 8 de outubro, o Duque de Caxias-RJ empatava fora de casa com o Rio Branco-AC em 2 a 2. Com três jogadores expulsos, e após realizar as três substituições, dois jogadores da equipe caíram no gramado, alegando lesões sérias.
Mesmo sem a comprovação médica solicitada pela arbitragem, os jogadores se negaram a voltar a campo, e o árbitro precisou encerrar a partida aos 38 minutos do segundo tempo, em função do número reduzido de atletas do Duque de Caxias-RJ.
O clube foi denunciado pelo cai-cai - os jogadores teriam simulado as lesões para provocar o encerramento prematuro da partida.
O Duque de Caxias-RJ perdeu o ponto conquistado no empate, e o Rio Branco-AC recebeu mais dois pontos - como se tivesse vencido a partida.
CLICRBS