| 02/04/2008 14h50min
O governo deve encaminhar ao Congresso em até 15 dias uma nova proposta de renegociação das dívidas dos produtores rurais. A garantia foi dada pelo secretário-adjunto de Microfinanças e Política Agrícola do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt. Ele se reuniu nesta quarta, dia 2, com deputados da região Nordeste.
Até o fim do prazo serão analisadas possíveis mudanças na proposta apresentada pelo governo no dia 25 de março. Podem ser incluídos o desconto de 75% no saldo devedor em dívidas ativas, redefinição de taxas de juros e exclusão de encargos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Apesar de sinalizar com mudanças, Gilson Bittencourt disse aos parlamentares que o essencial da proposta foi apresentado no dia 25 de março. A renegociação envolve R$ 56 bilhões de uma dívida calculada em R$ 90 bilhões.
Conforme divulgou a Agência Câmara, deputados do Nordeste demonstraram insatisfação, alegando que a região seria pouco beneficiada pelas medidas. Um dos pontos destacados foi a exclusão da futicultura. O secretário-adjunto Gilson Bittencourt respondeu dizendo que a agricultura nordestina será beneficiada de modo igual à das demais regiões do país.
CANAL RURAL