| 27/03/2008 16h30min
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes disse nesta quinta, dia 27, que a renegociação da dívida rural está no caminho certo. As declarações do ministro foram feitas em entrevista ao programa "Pergunta Brasil" do Canal Rural, que destacou as ações do Ministério da Agricultura durante um ano de gestão de Stephanes, completados nesta quinta-feira.
– A proposta do governo engloba a estrutura geral de todo o endividamento dos últimos 30 anos e está sendo construída em conjunto pelos ministérios da Agricultura, e da Fazenda, Banco do Brasil e parlamentares das Comissões da Agricultura da Câmara dos Deputados e do Senado. Setenta por cento dos casos estão encaminhados – explicou.
Ainda com relação ao endividamento agrícola, o ministrou afirmou que o governo chamará os bancos privados para negociar a fim de que estas instituições dêem o encaminhamento da dívida conforme os bancos oficiais.
Stephanes ressaltou ainda que, no último ano, o Brasil avançou em sanidade animal e vegetal com programas de combate à febre aftosa e outras doenças que atingem tanto o rebanho quanto os produtos vegetais. Ele destacou a prioridade de recursos para área e a autoridade concedida ao sistema de defesa agropecuária.
Fiscais
Sobre o reajuste para os fiscais agropecuários, o ministro da Agricultura reiterou a importância de se manter o diálogo e o trabalho realizado por estes profissionais, como reforço à nova sistemática do controle do leite (que passou processo de fraude no ano passado) e a erradicação da aftosa, entre outros.
Com relação aos preços dos insumos agrícolas, fertilizantes e adubos, o ministro esclareceu que o Brasil é dependente de importação de uma grande quantidade desses produtos, concentrados em poucas empresas. Stephanes disse que o Ministério da Agricultura tem um grupo de inteligência que estuda o problema e acredita "que nos próximos meses teremos propostas para resolver o problema em médio e longo prazo”.
Além desses, foram abordados temas, como exportação de carne para a União Européia, preço do arroz, subsídios agrícolas, a recuperação da lavoura de cacau e a importância da agricultura na balança comercial brasileira.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA
O ministro Reinhold Stephanes está completando um ano à frente do Ministério da Agricultura
Foto:
Edson Santos
/
Ag. Câmara