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 | 01/11/2007 20h40min

Gestão ambiental gerou economia de R$ 2 milhões para Câmara Federal

Mudança de procedimentos na limpeza reduziu a quantidade de água utilizada

O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, informou que a adoção de práticas de gestão ambiental na Casa gerou uma economia anual média de R$ 1,2 milhão com energia elétrica e de R$ 800 mil com água. Sampaio disse que um exemplo de economia é a limpeza do espelho d'água: a mudança de procedimentos nessa limpeza reduziu a quantidade de água utilizada de 40 milhões de litros para 8 milhões de litros (economia de 80%).

Entre os projetos desenvolvidos pelo programa de gestão ambiental da Câmara (Ecocâmara), Sampaio também citou a coleta seletiva, que sustenta 150 famílias de catadores de papel. Para colocar em prática esse projeto, houve treinamento de 700 integrantes do Programa Pró-Adolescente da Câmara, de 1,5 mil servidores terceirizados e de 600 universitários.

Outro projeto citado pelo diretor-geral da Câmara é o de resíduos hospitalares, que reduziu em 70% a queima de resíduos do Departamento Médico (Demed) da Câmara. Sampaio lembrou que esse projeto foi considerado modelo e passou a ser adotado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

As declarações foram feitas no 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo.

TCU Sustentável

O secretário-geral do TCU, Sérgio Freitas, afirmou que o projeto TCU Sustentável foi implantado para reduzir o uso de papel pelo tribunal. O projeto envolve a gestão de documentos, a coleta e a reciclagem de lixo. A partir de 2008, o TCU também pretende reduzir em 44% a energia gasta com ar condicionado. Essa redução ocorrerá por meio da troca do sistema central de ar para um sistema individualizado.

Freitas lembrou, ainda, que, no âmbito externo, é função do tribunal fiscalizar o impacto ambiental de obras.

AGÊNCIA ENVOLVERDE

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