» visite o site do RuralBR

 | 01/11/2007 16h56min

Câmara realiza seminário sobre energia e mudanças climáticas

Brasil é 4º colocado no ranking dos maiores emissores de gases de efeito estufa

O seminário Consumo e Produção Sustentável de Energia Elétrica no Brasil, promovido pela Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas, pela Frente Parlamentar Ambientalista e pela ONG ambiental WWF-Brasil, será realizado no Auditório do Interlegis, no Senado Federal, no próximo dia 8 de novembro.

O principal objetivo do evento é discutir as mudanças climáticas sob a perspectiva de ressaltar as potencialidades e identificar oportunidades e barreiras para a produção de energia renovável não-convencional e a eficiência energética no país.

Além do painel de abertura Mudanças Climáticas e Energia: Desafios e Oportunidades no Brasil, a programação prevê ainda o painel "Diferentes Cenários de Energia Elétrica: Demanda e Oferta.  A seguir, serão apresentados painéis simultâneos sobre Eficiência Energética e Energia Eólica e Biomassa e Solar Térmica.

Conforme relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima), órgão vinculado à ONU (Organização das Nações Unidas) que reúne cientistas de várias nacionalidades, há certeza quase absoluta que as elevações de temperatura verificadas ultimamente decorrem das atividades humanas.

O Brasil é o quarto colocado no ranking dos maiores emissores mundiais de gases causadores do aquecimento do planeta, principalmente por causa do desmatamento da Amazônia e das queimadas. No mundo, a principal causa de emissão de gases de efeito estufa é o setor de energia, responsável por 37% de todas as emissões de gás carbônico, o que significa 23 bilhões de toneladas de CO2 por ano (mais de 700 toneladas por segundo).

Até o momento, a matriz energética brasileira é considerada uma das mais limpas do planeta, uma vez que 75% da energia gerada no país vêm de hidrelétricas. Entretanto, com os recentes leilões nacionais de energia, as termelétricas movidas a gás vêm ganhando espaço. Se o Brasil optar por seguir o modelo energético das nações industrializadas, isso pode se tornar um problema para o clima mundial.

WWF-BRASIL

© 2011-2012 RuralBR.com.br

Todos os direitos reservados

Grupo RBS