| 01/11/2007 17h01min
Salvador, capital do Estado da Bahia, foi o ponto de partida da etapa nordestina da exposição Aquecimento Global: "Apague Essa Idéia", promovida pela ONG ambiental Greenpeace. A mostra, que vai percorrer várias capitais brasileiras, tem por objetivo mostrar ao público como as queimadas e os desmatamentos na Amazônia estão acelerando as mudanças climáticas.
Dois painéis fotográficos foram montados na Praça Municipal, em frente ao elevador Lacerda, exibindo imagens da Amazônia. Ao mesmo tempo, voluntários do Greenpeace distribuíram folhetos informativos sobre o aquecimento do planeta e recolheram assinaturas pedindo ações urgentes do governo federal para conter o desmatamento.
– Estamos abrindo os olhos da sociedade brasileira neste momento que é particularmente sensível para as florestas – afirma Adriana Imparato, da campanha Amazônia do Greenpeace.
Adriana advertiu ainda que o grupo ambientel está atento às propostas de alteração do Código Florestal brasileiro, que estão em debate no Congresso Nacional, e cujas mudanças podem colocar em risco a integridade da Amazônia e prejudicar seu papel no equilíbrio climático do planeta.
Dentre as propostas em debate, a mais polêmica é a que reduz a área de reserva legal da Amazônia Legal, de 80% para 50%.
– O Brasil precisa reconhecer seu papel de grande emissor de gás carbônico e assumir o compromisso de eliminar o desmatamento da Amazônia até 2015, cumprindo metas anuais de redução – assinalou Adriana Imparato.
O Brasil é o quarto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo por conta da derrubada e das queimadas que avançam pelas florestas brasileiras, sobretudo na região da Amazônia.