clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/05/2010 18h05min

"Acordo será cancelado com sanções", diz vice do Parlamento do Irã

Termo foi assinado entre Brasil e a Turquia para aceitar a troca de urânio

O Irã poderá cancelar o acordo assinado com o Brasil e a Turquia para aceitar a troca de urânio se o Conselho de Segurança da ONU aprovar um novo pacote de sanções, advertiu hoje o vice-presidente do Parlamento iraniano, Mohamad Reza Bahonar.

— Se for aceita uma nova resolução contra o Irã, não nos sentiremos obrigados a respeitar a declaração de Teerã e cancelaremos o envio de urânio ao exterior — declarou Bahonar, citado pela agência de notícias local "Mehr".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, fecharam nesta segunda-feira um compromisso escrito ao Irã para que aceite trocar combustível nuclear longe de seu território.

O acordo defende, no entanto, o direito do Irã de seguir com o seu polêmico enriquecimento de urânio.

Membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU apresentaram nesta quinta-feira uma resolução na qual advertem o Irã que fará frente a sanções mais duras se o país não interromper essa atividade.

Brasil e Turquia defendem que o acordo alcançado nesta segunda, em Teerã, representa o início e deveria ser suficiente para evitar as medidas punitivas.

EFE
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.