clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/05/2010 20h18min

Brasil abandona discussões sobre sanções ao Irã na ONU

Representante brasileira diz que sanções configuram nova situação

O Brasil decidiu abandonar as discussões na ONU sobre sanções ao programa nuclear do Irã. A avaliação da representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, Maria Luiza Ribeiro Viotti, é de que as sanções definidas hoje pelos países membros do Conselho de Segurança, configuram uma nova situação que nada tem a ver com o acordo de ontem.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, estranhou o fato de a ONU ter definido sanções apenas um dia após o acordo mediado por Brasil e Turquia.

O esboço de resolução assinado por Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, China e Rússia pede a expansão de medidas punitivas contra o Irã e instituições do país pela recusa em interromper as atividades nucleares.

O texto de 10 páginas pede, também, o estabelecimento de um regime de inspeção internacional em embarcações suspeitas de conter cargas relacionadas ao programa nuclear ou de mísseis do Irã.

O ministro Celso Amorim está redigindo uma carta em conjunto com o colega turco em reação às novas sanções ao Irã.

RÁDIO GAÚCHA
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.