clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/05/2010 19h14min

Projeto de sanções contra o Irã é apresentado à ONU

Acordo firmado por Irã, Brasil e Turquia não convenceu o Conselho de Segurança

O projeto, estabelecido pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (França, Rússia, China, Grã-Bretanha, Estados Unidos) e apresentado à Organização das Nações Unidas nesta terça-feira, proíbe o Irã de investir em Minas de Urânio no exterior.

Além disso, a comunidade internacional poderia inspecionar os navios iranianos em alto-mar e ficaria vetada a venda de oito novos tipos de armamentos pesados, entre eles tanques, veículos blindados de combate, aviões e navios de guerra para o país. As informações são de uma fonte da diplomacia americana, que concedeu declarações à imprensa sob anonimato antes de uma reunião do Conselho de Segurança na sede da ONU, em Nova York.

Antes dessas declarações, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que os Estados Unidos, a China e a Rússia chegaram a um consenso sobre um esboço de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) prevendo novas sanções contra o Irã.

— Esse anúncio é a resposta mais convincente aos esforços ocorridos em Teerã nos últimos dias que poderíamos dar —  disse Hillary, alegando que existem questões que não foram respondidas sobre o anúncio feito em Teerã.

Hillary Clinton afirmou que os Estados Unidos reconhecem os esforços da Turquia e do Brasil em busca de uma solução para a questão nuclear iraniana, mas ressaltou que seu país está preparado para apelar à comunidade internacional por uma resolução com sanções mais fortes. Isso, segundo ela, enviará uma mensagem clara a respeito do que os Estados Unidos esperam do Irã.

Países ocidentais liderados pelos Estados Unidos e pela União Europeia acusam o Irã de usar seu programa nuclear como fachada para a fabricação de armas, alegação negada por Teerã, que afirma que o programa tem fins pacíficos.


Confira como é o processo de enriquecimento de urânio:



AFP E AGÊNCIA BRASIL
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.