clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/05/2010 15h22min

Casa Branca diz que acordo é passo positivo, mas ainda se preocupa com Irã

Porta-voz enfatizou que Teerã afirmou que continuaria enriquecendo urânio

A Casa Branca informou nesta segunda-feira que os Estados Unidos e seus aliados ainda têm "sérias preocupações" depois de o Irã ter fechado um acordo de troca do urânio enriquecido com Turquia e Brasil, mas não rejeitou categoricamente o plano. O acordo vai complicar o impulsionamento, por parte dos Estados Unidos e das grandes potências, de novas sanções da ONU contra o Irã por conta de seu programa nuclear, acusado pelo Ocidente de pretender obter armas nucleares - o que é negado por Teerã.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que seria um "passo positivo" para o Irã transferir urânio levemente enriquecido para fora de seu território, mas enfatizou que Teerã afirmou que continuaria produzindo material altamente enriquecido.

— Nós reconhecemos os esforços que foram feitos por Turquia e Brasil —, afirmou Gibbs em um comunicado, completando que a proposta terá de ser analisada pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

— Dado o fato de o Irã por diversas vezes não ter cumprido acordos, e dada a necessidade de se abordar questões fundamentais relativas ao programa nuclear iraniano, os Estados Unidos e a comunidade internacional continuam tendo sérias preocupações.

— Enquanto seria um passo positivo para o Irã transferir urânio enriquecido para fora de seu território, como foi proposto em outubro, o Irã diz hoje que continuará realizando o enriquecimento a 20% (do elemento químico).

Isso violaria as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, afirma Gibbs, acrescentando que a declaração feita com Turquia e Brasil foi "vaga" em relação à vontade do Irã de encontrar as grandes potências para discutir seu programa nuclear.

AFP
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.