clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/05/2010 07h18min

Israel analisa com ceticismo acordo nuclear entre Irã, Turquia e Brasil

No prazo de um ano, o Irã receberia 120 quilos de urânio enriquecido a 20% procedente de Rússia e França para empregar em seu programa nuclear

Israel analisa com ceticismo o acordo anunciado hoje em Teerã pelo qual o Irã estaria disposto a enviar 1.200 quilos de seu urânio à Turquia em troca de 120 quilos de urânio enriquecido, conseguido graças à mediação do Brasil.

Fontes oficiais israelenses disseram à Agência Efe sobre esse pacto:

— Estamos tentando estudar os detalhes do acordo anunciado porque o significado reside nos detalhes.

As fontes acrescentaram que "no passado o Irã já tinha aceitado uma oferta muito parecida e depois, na hora de passar à ação, a rejeitou. É preciso examinar isto, portanto, com ceticismo."

— Pode ser que desta vez o Irã tenha decidido mudar sua política, ou que tenha manipulado a Turquia e o Brasil, explorando as boas intenções e a inexperiência diplomática brasileira em assuntos do Oriente Médio — disseram as fontes.

O anúncio iraniano acontece depois que os presidentes Mahmoud Ahmadinejad e Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, decidiram enviar a proposta no prazo de uma semana para a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Se a AIEA a aceitar, o Irã entregará os 1.200 quilos de urânio fracamente enriquecido a 3,5% à Turquia, onde ficariam depositados sob vigilância iraniana e turca.

No prazo de um ano, o Irã receberia 120 quilos de urânio enriquecido a 20% procedente de Rússia e França para empregar em seu programa nuclear, que assegura tem fins civis.

Na sociedade israelense cada vez se estende mais o temor de um Irã "presidido por um negacionista do Holocausto que prometeu apagar Israel do mapa", tal como definem Ahmadinejad os principais dirigentes do Estado judeu.

EFE
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.