clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 07/07/2011 18h42min

Passageiros enfrentam problemas no Salgado Filho por fechamento de aeroportos argentinos

Voo das Aerolíneas Argentinas que partiria para a capital portenha foi cancelado

Leticia Pakulski  |  leticia.pakulski@rbsonline.com.br

As cinzas do vulcão Puyehue voltaram a provocar espera e transtornos no aeroporto Salgado Filho nesta quinta-feira. Passageiros que embarcariam para a Argentina enfrentaram problemas por conta do fechamento dos aeroportos de Buenos Aires até o início da tarde, o que provocou o cancelamento de uma chegada e uma partida do Salgado Filho.

O voo das Aerolíneas Argentinas que vinha de Buenos Aires, com escala em Montevidéu, e estava previsto para aterrissar na Capital às 13h20min, foi cancelado. Como a aeronave não desceu no aeroporto, o voo 01229 que partiria às 14h de Porto Alegre também não decolou em direção a Buenos Aires. A empresa informou a Zero Hora que ao longo da tarde estava atendendo os passageiros que procuravam a companhia após o cancelamento para realocá-los em voos de outras empresas aéreas ou para outra data.

 
Aeroporto teve final de tarde movimentado
Foto: Leticia Pakulski



Uma das passageiras prejudicadas pelo cancelamento foi a estudante Anete Simon, 25 anos, de Criciúma. Ela partiria de Porto Alegre para Buenos Aires e de lá para Madri para dez dias de férias. No balcão de informações da companhia, ela tentava encontrar uma solução para poder embarcar, mas foi informada que os voos para a capital argentina estavam lotados até o dia 9 de julho. Como os hotéis com os quais a empresa tem convênio na Capital também estavam cheios, assim como voos de outras companhias para hoje, ela se deparou com o dilema: ou buscava um hotel em Porto Alegre e cobrava os custos da agência de viagens ou voltava para Criciúma.

— Eu até estava com a programação mais aberta, mas é ruim porque cada dia de férias a gente faz uma coisa diferente. E já é tão pouco tempo, né?

As amigas paulistas Lívia Brito, 23 anos, estudante, e Beatriz Figueiredo, 27 anos, farmacêutica, tiveram o passeio para Buenos Aires prejudicado pelos efeitos das cinzas. As duas aguardavam o embarque começar quando foram informadas de que o voo havia sido cancelado e que os primeiros 40 passageiros seriam realocados para um voo da Gol à noite. Foram instruídos a sair para o almoço e voltar às 18h. Quando chegaram no espaço da Aerolíneas, descobriram que apenas 17 passageiros poderiam embarcar nesse voo. Os demais teriam que seguir para Florianópolis por volta da meia-noite para embarcar para a capital argentina só no início da manhã de sexta. As duas ponderavam até substituir a viagem por um passeio para Gramado enquanto aguardavam uma solução para o problema:

- Já tínhamos albergue reservado. Não temos certeza do que fazer. Compramos a passagem porque o voo durava 1h45min, agora vamos passar seis horas viajando e esperando em aeroportos. E só íamos ficar até segunda. Vamos ver se tem alguma outra opção.

Até às 18h, Gol e TAM não haviam cancelado nenhum dos seus voos da Capital para Buenos Aires. A Aerolíneas só tem um voo diário de Porto Alegre para a capital argentina.

ZH DINHEIRO
Leticia Pakulski / Agência RBS

A paulista Lívia Brito, 23 anos, foi uma das prejudicadas pelo cancelamento devido às cinzas
Foto:  Leticia Pakulski  /  Agência RBS


Comente esta matéria
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.