Conteúdo: cinzasnors | 11/11/2011 18h19min
As chances de as cinzas do vulcão chileno Puyehue causarem cancelamentos nas partidas e chegadas do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, neste feriadão são muito pequenas.
De acordo com a meteorologista Estael Sias, a última imagem do satélite da Meteosat, das 16h, indica a presença de cinzas com baixa concentração em trechos do centro e leste da Argentina. No Estado a presença das cinzas é pequena.
Segundo o modelo prognóstico da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA), a previsão é de que as cinzas fiquem mais restritas ao território argentino, sobretudo em áreas do Centro e Leste, podendo atingir Buenos Aires no domingo.
Em rosa, a trajetória prevista das cinzas
Foto: Foto: NOAA, Reprodução
No Rio Grande do Sul e no Uruguai, as condições meteorológicas tendem a inibir a chegada das cinzas vulcânicas.
— Pela imagem de satélite é possível ver uma concentração pequena de cinzas na região de Passo Fundo e perto da Campanha (rosa). Já as áreas em amarelo representam as cinzas próximas da superfície, o que aparece no Litoral Norte e em parte da Grande Porto Alegre. No entanto a concentração é bem menor que da última vez que as cinzas causaram grandes transtornos — explica Estael.
Cancelamento de voos
Aeroportos da Argentina e Uruguai voltaram a ter problemas provocados pelas cinzas, segundo informações dos jornais Clarín, de Buenos Aires, e El País, de Montevidéu.
No aeroporto Salgado Filho, foram só duas partidas e duas chegadas canceladas ao longo do dia. Um voo da Pluna que chegaria de Montevidéu e voltaria à capital uruguaia e um voo da Aerolíneas Argentinas que viria de Buenos Aires e retornaria à capital dos portenhos. O balcão da Pluna no aeroporto confirmou os cancelamentos - a empresa não informou o motivo - , mas informou que a próxima partida para Montevidéu deve ocorrer normalmente. Já o voo 01228 da Aerolíneas Argentinas, que chegaria de Buenos Aires para Porto Alegre às 14h20min, foi cancelado devido às cinzas do vulcão chileno. A informação foi divulgada pelos funcionários da empresa no Aeroporto Salgado Filho. Por causa disso, o voo da mesma companhia com destino à capital argentina e com partida prevista para as 15h, também foi cancelado.
As companhias áreas Gol e TAM informaram a Zero Hora que estão monitorando a situação das cinzas na América do Sul, mas que não há previsão de atrasos e cancelamentos em voos para a Argentina ou para o Uruguai.
>>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:
>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.