Conteúdo: cinzasnors | 10/11/2011 19h40min
Mais de cinco meses após entrar em erupção, no dia 4 de junho, o vulcão chileno Puyehue continua preocupando os gaúchos. Segundo a meteorologista Estael Sias, as cinzas podem alcançar novamente Porto Alegre na madrugada desta sexta-feira.
— O clima seco favorece que as cinzas se espalhem, pois não há nada que as dissipe, elas ficam mais concentradas na atmosfera — esclarece Estael.
O aeroporto de Salto, no noroeste do Uruguai, registrou a presença de cinzas vulcânicas às 17h e às 18h desta quinta-feira. O aeroporto de Riveira, também no Uruguai, fronteira com a cidade gaúcha de Santana do Livramento, tem previsão de que as cinzas devam chegar à região até as 20h desta quinta-feira.
Na imagem de satélite da Meteosat das 18h, é possível identificar a presença das cinzas nas áreas em vermelho/rosa, no norte da Argentina e em grande parte do Uruguai.
— Diante dessa imagem não podemos descartar que alguns municípios gaúchos próximo à fronteira com o Uruguai também já tenham a presença das cinzas, região que tem tempo seco desde o período da manhã, com circulação do vento sul — explica a Estael.
>>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:
>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.