clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 02/07/2011 13h50min

Gol, TAM e Pluna retomam voos para Buenos Aires e Montevidéu

Voos haviam sido cancelados em decorrência das cinzas do vulcão chileno que estavam sobre o espaço aéreo uruguaio e argentino

Atualizada às 14h24min

As companhias aéreas Gol, TAM e Pluna informaram que retomaram as operações internacionais que tinham sido interrompidas em decorrência da nuvem de cinzas provocada pelo vulcão chileno Puyehue, depois de concluírem que a densidade está abaixo do limite aceito internacionalmente para operações aéreas. 

As empresas continuam analisando as condições meteorológicas de forma permanente e, caso o cenário mude e ajustes nos voos sejam necessários, o público será informado.

Na manhã deste sábado, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, apenas dois voos, ambos da Gol, foram cancelados em decorrência das cinzas do vulcão. Um chegaria de Buenos Aires e outro de Montevidéu. 

O voo da Tam que estava programado pra partir às 12h26min de Buenos Aires rumo a Porto Alegre decolou normalmente.

Na sexta-feira à noite, 13 voos internacionais no Aeroporto Salgado Filho foram cancelados.

Os Aeroparque de Buenos Aires e o aeroporto de Ezeiza retomaram neste sábado os voos após o cancelamento de viagens na sexta-feira em consequência da presença de cinzas vulcânicas. 

Os voos começaram a ser retomados às 8h, depois que ficou constatada a dissipição da nuvem de cinzas sobre a capital argentina. No aeroporto internacional de Ezeiza, 30 km ao sul de Buenos Aires, os voos começaram a decolar com normalidade na manhã deste sábado. Permanecem fechados os aeroportos de Bariloche e Neuquén. No Uruguai, os voos também foram retomados neste sábado.

>> Saiba a situação de cada companhia e como entrar em contato

Cinzas voltam ao Estado

As imagens do satélite Meteosat mostram que as cinzas vulcânicas atingiram novamente o Estado na madrugada deste sábado. A nuvem atinge a Fronteira Oeste, em Uruguaiana, e segue até Bagé, na Campanha, conforme mostra a faixa em vermelho na imagem.

O modelo prognóstico de dispersão de cinzas vulcânicas do Instituto Oceânico e Atmosférico Americano (NOAA, na sigla em inglês), a fuligem deve chegar na noite de domingo à Capital, norte e noroeste do Rio Grande do Sul, se estendendo por grande parte de Santa Catarina.

>>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:


>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:

AGÊNCIA ESTADO E AFP
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.