clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

Conteúdo: cinzasnors  | 13/06/2011 19h29min

Nuvem vulcânica é vista em cidades da Metade Sul

Partículas da erupção podem ser a causa da paisagem turva em Pelotas e Livramento

A nuvem do vulcão chileno Puyehue, que chegou hoje ao Estado, avançou sobre o território gaúcho e alcançou a cidade de Pelotas, conforme registrou o aeroporto local às 17h desta segunda-feira. Na fronteira do Brasil com o Uruguai, primeira região do RS a ser atingida pela nuvem na manhã de hoje, a paisagem semiencoberta foi atribuída às cinzas geradas pela erupção.

 
Em Santana do Livramento, nos pontos mais altos da cidade, foi possível ver hoje o horizonte encoberto pela nuvem cinza Foto: Ligiane Brondani

Segundo a meteorologista Estael Sias, é possível e até provável que a névoa vista nas imagens feitas nestas cidades sejam a famosa nuvem.

— Quando são nuvens de chuva é possível se ver o limite delas. Na nuvem de cinzas não. Ela tem aspecto de neblina e pode ser confundida, mas pela baixa umidade e pelo horário é mais provável que sejam partículas de rocha e cinzas mesmo.

A imagem do satélite Meteosat, utilizada para detectar a presença de cinzas e dióxido de enxofre gerados pela erupção, confirma essa possibilidade: as áreas coloridas em vermelho e amarelo indicam a concentração dessas substâncias na Metade Sul, às 15h de hoje.

Um vídeo divulgado no YouTube (abaixo) mostra o céu de Pelotas na tarde desta segunda-feira.




Acompanhe, pelo twitter @aeroportos_zh, a situação dos voos AO VIVO. Se você acessa via iPad, abra a caixa de diálogo do cover it live e pressione a tela com dois dedos na mesma direção para baixo para acessar os posts anteriores:



>>> Acompanhe a situação dos
voos nos principais aeroportos do país


>> Entenda o perigo das cinzas para os aviões:




>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:


ZERO HORA
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.